Vantagens do Spa ForBabies para a saúde dos bebés.
Todos sabem da minha paixão pelos bebés e pela sua mente e como tento, sempre, passar a mensagem de que no primeiro anos de vida dos nossos filhos devemos investir ao máximo, porque é neste ano que se dá o maior e mais rápido desenvolvimento cerebral, sendo que as experiências que lhe proporcionamos irão determinar a forma como o seu cérebro se vai arquitectar!
Esse lado associado a uma intensa vontade de investigar, faz com que esteja sempre a pensar em formas inovadoras de lhes prestar os melhores cuidados, e assim nasceu o Spa ForBabies – a estimulação multi-sensorial em meio Aquático. Este, por se assemelhar à vivência intrauterina do bebé, permite-lhe desenvolver todas as suas competências num contexto de conforto, visto que tudo na sessão, foi desenhado especialmente para bebés.
No Spa ForBabies são proporcionadas as condições para o reforço de uma vinculação segura, todos os momentos do protocolo clinico são executados pelos pais sob indicações dos terapeutas, à medidas que decorre a sessão. Todo este processo promove a libertação da ocitocina e o contato físico e ocular desenvolvem o sentimento de segurança no bebé. Este tempo de qualidade em família, permite melhorar a interação comportamental, sendo também reforçada a comunicação verbal e não verbal, entre o bebé e os seus pais.
A estimulação multisensorial dos sistemas funcionais, dá-se ao aplicar o protocolo desenvolvido de acordo com as necessidades dos bebés , o que contribui para promover as suas capacidades de aprendizagem.
No momento de hidroterapia da sessão, usamos as propriedades da água, num protocolo clinico especificamente pensado para aliviar desconforto e promover o bem-estar físico do bebé maximizando os seus níveis de funcionamento físico, fisiológico e psicológico.
Benefícios
– Permite um maior controlo e liberdade de movimentos, o que numa idade precoce melhora a consciência espacial e a propriocepção;
– A força muscular e esquelética é aumentada, assim como as amplitudes articulares. Os reflexos inatos de natação são estimulados e a coordenação desenvolve-se à medida que aprendem a controlar os seus movimentos.
– Promove o estímulo das atividades funcionais, melhorando a mobilidade, flexibilidade, força e postura fundamentais no controlo e coordenação motora;
– Ajuda no controlo da respiração, beneficiando o sistema respiratório, promovendo ainda o bom funcionamento do sistema cardiovascular;
– Efeitos positivos ao nível emocional e sócio-afectivo, aumentando a confiança e autoestima. A promoção do contacto dos bebés com a água numa idade precoce ajuda a evitar o medo de água mais tarde.
– Melhora a digestão, estimulando os movimentos peristalticos, o que contribui para aliviar a obstipação e as cólicas.
– Melhora o fluxo linfático, permitindo que o sistema imunitário trabalhe mais eficientemente.
– Ajuda na estabilização dos padrões do sono; melhora os padrões de sono-vigília em prematuros e crianças consideradas normais. Vários estudos comprovam que mesmo crianças sem qualquer patologia associada, adormecem mais rapidamente e mais profundamente por um período de tempo mais longo, manifestando um padrão de sono mais estável e regular.
Indicações
A aplicação clínica da hidroterapia e da massagem tem impacto significativo nas doenças pediátricas, estando especialmente indicada para crianças com patologias:
-Musculares nomeadamente: fraqueza muscular, espasmo muscular e contratura muscular, anormalidades do tônus muscular (hipertonia ou hipertonia);
– Problemas esqueléticos, condições inflamatórias da coluna, artrite de várias articulações, rigidez pós fratura;
– Problemas neurológicos, paralisias, lesão medular, lesão cerebral, paralisia cerebral;
– Perturbações do comportamento, ao nível da manipulação, classificada como tátil, cinestésica e vestibular com facilitação ou inibição proprioceptiva;
– Obstipação, pelo efeito positivo sobre os sistemas digestivo, diminuindo os riscos de obstipação (22) bem como as cólicas;
– Reumatismo, dores de crescimento;
– Asma;
– Perturbações do sono;
– Perturbações sensoriais: hipersensibilidade, hipossensibilidade.
Venham experimentar! E não se esqueçam que é para bebés dos 0 aos 36 meses!