Vantagens de ser mãe, depois dos 40!
Ser mãe depois de hoje 40 tem algumas vantagens, dizem os estudos (e a minha experiencia também):
Hoje em dia cada vez mais mulheres escolhem ser mães depois dos 40, ou por imperativos das suas carreiras, ou porque têm que recorrer a tratamentos de fertilidade, a verdade é que esta é uma tendência atual dos países desenvolvidos em que as mulheres tendem a esperar mais uns anos para engravidar.
Apesar dos riscos envolvidos num parto mais tardio na vida da mulher, parece no entanto existirem algumas vantagens, nomeadamente para os bebés.
Um estudo na Dinamarca concluiu que as mulheres que foram mães mais tarde, são menos propensas a gritar com os seus filhos e a aplicar castigos físicos. Para além disto, concluiu também, que os seus bebés têm menos probabilidade de virem a desenvolver problemas sócio-emocionais e comportamentais. Mais, os seus filhos são em média mais altos, e mais inteligentes de acordo com um estudo 2016 que descobriu que os bebés nascidos de mães mais velhas tinham melhores notas na escola eram fisicamente mais saudáveis!
Outro estudo realizado em Inglaterra, também encontrou estas mesmas vantagens na maternidade tardia, concluindo que os bebés apresentaram um desenvolvimento cognitivo e uma inteligência superiores!
Ser mãe mais tarde na vida, parece também trazer benefícios para as mães, ao prolongar a sua esperança de vida: nos EUA, um estudo em 2016 de 28.000 mulheres concluiu que aquelas que tiveram os seus filhos depois dos 25 anos tinham mais 11% de probabilidade de viver até os 90.As mães mais velhas têm mais energia do que se possa pensar, revelou um estudo que estas apresentam níveis de energia física semelhante as mulheres de 25 e 30 anos!
Apesar de parecer que virou moda, nos últimos anos, e que desde 2000 na maior parte dos países desenvolvidos, a escolha seja deixar a maternidade para mais tarde, a verdade é que não há uma solução que sirva a todos e esta escolha dependerá certamente de muito mais fatores que aqui não abordei.
Daquilo que é a minha experiência de facto não consigo deixar de ver todas estas vantagens, em ter mais maturidade e experiência para lidar com os desafios constantes da maternidade e, até agora, posso dizer que foi a melhor opção!