Tudo para ontem – Como gerir a impaciência?
De certeza que já se deu conta da “impaciência” do seu filho, quando lhe pede um boneco, um copo de água ou um colinho 🙂 Mas porque é que será que são assim tão impacientes?
Nem sempre é facil para nós pais lidarmos com esta necessidade de tudo para ontem, para já, agora! Porque nos transmite uma sensação de “urgência”, de que temos que fazer alguma coisa ou então … vai acontecer uma catastrofe, para além de que normalmente a acompanhar esta demanda da “coisa” para já vêm também um “eco incorporado” com capacidade de repetição da mesma palavra a uma velocidade impensável e que nos deixa a todos “nervosos”.
Porque é que isto acontece?
Para as crianças pequenas a noção temporária é ainda limitada e não conseguem muito bem distinguir, o passado, o futuro e o presente. Para eles o que existe é o agora, o já. O que faz com que pedir ao seu filho que espere um pouco seja como pedir-lhe a si que espera a vida inteira!…e, por um copinho de água?!
E ainda piora … para ele!
Por outro lado, embora ele se possa lembrar de uma história melhor do que você, para outros aspetos a sua memória ainda é “curtinha”: por exemplo ele pode antecipar sua saída para o trabalho ao observar as roupas que tem vestido, mas não consegue antecipar muito bem os resultados de seu próprio comportamento. Por exemplo ele pode subir para cima de um móvel, mas em nenhum momento ele subiu porque tinha em mente como depois is descer! Muitas vezes, esta dificuldade com memória e premeditação juntam-se para o colocar em problemas! Ou seja é pelo facto de ele não ter ainda desenvolvido a sua capacidade de antecipação que ele quer tudo para “já”.
Mas nem tudo é mau!
As boas noticias são que com o nosso exemplo (pois, não pense que é uma competencia que aparece espontaneamente) a paciencia dele vai aumentar com o passar da idade.
O que fazer?
Se temos mesmo que esperar, imagine numa fila de supermercado, o melhor é antecipar e ajudar o tempo a passar, por exemplo, cantando uma canção, jogando um jogo, etc
Sempre que possível definir o tempo de espera, conseguimos isto com um pequeno relógio de cozinha. Uma vez que os pequeninos não têm uma noção de tempo como a nossa, torna-se mais palpável mostrar que quando o boneco rodar e chegar ao fim, vai tocar e …é hora de ir para o banho!
Como prevenir?
Por um lado, ser capaz de compreender que existem necessidades e necessidades (tipo sede e fome): por exemplo se o seu filho tem fome mas ainda faltam 25 min para a hora de jantar, não ha razão para o fazer entrar em desespero! O melhor é oferecer um pequeno snack saudável para que possa esperar mais calmamente.
Pode também dar o exemplo, mostrar que você sabe esperar. Não pode simplesmente retira o seu filho do meio de uma brincadeira só poque é hora do banho (na sua agenda, que imagino é bem atarefada, em particular no final do dia), mostre ao pé dele, que também sabe e consegue esperar que ele acabe.
Se esta sua agitação é tão constante que vos dificulta a vida familiar no dia a dia, podem sempre exprimentar uma consulta, ou até, uma vinda ao Spa!
Até já!