Tudo o que sempre quis saber sobre o SpaForBabies – parte 1

Recentemente demos oportunidade aos seguidores do instagram da ForBabies de me colocarem algumas questões (visitem aqui), e reparei que muitas destas estavam relacionadas com o nosso SpaForBabies. Por isso mesmo, decidi escrever este post com as perguntas que mais frequentemente me fazem em relação ao mesmo.
Como muitos de vocês já sabem, eu sou a fundadora e CEO do projeto ForBabies, e a criação do SpaForBabies, um método de estimulação multissensorial em meio aquático, foi uma ideia que nasceu desta cabecinha, que está sempre a procurar melhorar a vida de todos os bebés e dos seus papás. Aqui ficam algumas das perguntas e as suas respostas, para quem quer saber mais sobre este método, ainda antes de o vir experimentar!
De onde nasceu a ideia de criar o SpaForBabies?
Nasceu no seguimento do BabySense, e dos projetos de investigação que estavamos a desenvolver na altura. É muito natural os bebés gostarem de àgua, uma vez que estiveram 9 meses dentro da barriga da mamã, que é também um ambiente aquático. Quando o bebé nasce, vai ter que lidar com um conjunto de sensações que não estava habituado, como por exemplo a gravidade, ou todo o espaço à sua volta, o que para eles pode ser um pouco stressante.
Então, ao recriar um ambiente que se assemelha a um que já lhes é familiar, o intrauterino, conseguimos que o bebé esteja mais relaxado, e mais sensivel à estimulação que lhe fazemos a seguir.
O SpaForBabies, pretende ser um local com benefícios para a saúde física e mental dos bebés, ao proporcionar uma experiência sensorial estruturada, mas natural que suporta desenvolvimento físico e cerebral e o e ajuda a fortalecer os vínculos afectivos.
É também um projeto inovador em Portugal e no Mundo inteiro (sendo muito diferente de alguns spas para bebés que vemos pela Europa, que na sua maioria são só para bebés até aos 6 meses e/ou não têm um protocolo clinico subjacente à intervenção, sendo mais de diversão e relaxamento) o SpaForBabies é para bebés, dos 0 aos 36 meses. Todos os bebés podem frequentar desde o 3º dia, desde que o coto tenha caído, até aos 3 anos, e quando mais cedo for iniciada a intervenção, mais beneficios podemos retirar.
Quem são os bebés que beneficiam das sessões de SpaForBabies?
Todos! Uma vez que todos os bebés nascem com o cérebro por desenvolver, e o seu desenvolvimento será sempre dependente daquilo que vivenciam nos primeiros anos de vida (sobertudo o primeiro).
Cada sessão é diferente, regida por um protocolo clinico especialmente criado para as diferentes etapas de desenvolvimento de cada bebé. E estes mesmos protocolos estão sempre em evolução, uma vez que todos os dados que recolhemos na observação dos bebés que nos visitam são posteriormente analisados por mim, e pelos restantes investigadores do nosso ForBabiesLab, de modo a adequarmos cada vez melhor as sessões às diferentes necessidades dos bebés. Os pais são também convidados a participar sempre nas nossas investigações, respondendo aos nossos inquéritos e facultando informação relativamente ao que observaram no bebé em casa, após a sessão.
E para os bebés com algum tipo de dificuldades acrescidas, ou patologias? Também existem beneficios a esse nivel?
Sim, porque de algum modo podemos retirar vantagem do rápido crescimento cerebral que ocorre no primeiro ano de vida (o cérebro faz cerca de 1 milhão de novas sinapses por segundo) e onde a plasticidade cerebral é ainda muito intensa.
Por curiosidade, deixo um artigo de uma das nossas visitantes, autora do blog Tomás, My special Baby para ler aqui.
Além da estimulação feita durante imersão na água, é feita também uma massagem multissensorial ao bebé. O toque é importante para o desenvolvimento cerebral do bebé?
É o sentido mais ligado à memória porque o seu centro de processamento (cortex olfativo), se localiza perto do centro emocional (amigdla) e os centros de memória. Este vai ser o primeiro sentido a desenvolver-se, dias após a concepção, e estimula as hormonas de crescimento (somatotrofina), bem como a vinculação (ocitocina) com os pais, melhorando contato ocular e o sentimento de segurança, tão importantes para o desenvolvimento do individuo. A massagem, e o toque intencional vão também ajudar a diminui hormonas de stress (cortisol), que é caustica, ou seja, destroí células neuronais, que é libertada, por exemplo, durante longos periodos de choro. Sabemos também que a ausência de toque em períodos precoces está associado a perturbações do sono, atrasos de desenvolvimento e ao desenvolvimento de comportamentos agressivos na idade adulta.
Porque é tão importante promover a estimulação sensorial (neste caso aproveitando as vantagens da imersão em água) nos primeiros anos de vida do bebé?
O bebé aprende desde que nasce, na realidade alguns estudos indicam que os bebés aprendem ainda antes de nascer. Os primeiros anos de vida, em particular o período entre os 0 e os 3 anos de idade, apresentam um ritmo de evolução que não ocorre em nenhum outro momento da vida do ser humano, são o período de maior e mais rápido crescimento do cérebro, logo o mais suscetível e critico para o desenvolvimento. O bebé nasce com estruturas que lhe permitem interagir com o ambiente que o cerca, é capaz de ver, ouvir, cheirar, sentir o toque e saborear.
No momento do nascimento, as células nervosas no cérebro do bebé estão desorganizadas e ainda não se encontram bem conectadas. Enquanto o bebé cresce, o cérebro recebe informações de todos os cinco sentidos. Esta entrada faz com que as células nervosas se multipliquem e formem uma multiplicidade de ligações com outras células nervosas. A investigação científica em neurodesenvolvimento tem comprovado a existência muito precoce destas competências nos bebés e o impacto da interação entre a experiencia e o ambiente no potencial genético individual para a construção das estruturas neuronais. As conexões mais utilizadas vão se tornarndo mais fortes e resistentes, enquanto as menos utilizadas vão desaparecendo, com um processo que se chama “poda neural”, e nunca mais poderão ser recuperadas.
É certo que durante muitos anos, vários bebés se tornaram adultos, inclusivé nós mesmos, e ainda muito pouco ou nada se sabia relativamente a estas informações. Mas o nosso crescimento e desenvolvimento cerebral deu-se de forma “aleatória”, não intencional e para alguns correu bem, para outros nem tanto. E este processo pode ser intencional, nós podemos ajudar a que cada bebé se torne na melhor versão de si próprio. Cada um de nós pode mudar o rumo da sua familia.
Pronto para marcar a visita? Sabia como aqui.