Tudo o que sempre lhe disseram sobre o sono do seu bebé, que não é verdade.
De certeza que quando se trata de por o seu bebé a dormir, toda a gente tem uma opinião para lhe dar. E quantas vezes já saiu do almoço de família com a cabeça em água, sem saber o que fazer ou quem ouvir.
Os bebés não devem dormir a noite toda
É verdade que nos custa muito todas as horas de sono que perdemos durante os primeiros tempos de vida dos nossos bebés, mas a verdade é que o facto do bebé se despertar durante noite tem muitas vantagens, para o bebé. Uma das razões para que isso aconteça é que estão em pleno desenvolvimento cerebral, e estão permanentemente a adquirir novas competências, o que os faz estar sempre muito “atarefados”, até durante a noite. ?
Dormir não é a coisa mais importante para o cérebro do bebé desenvolver-se
Pode ser difícil de acreditar, mas é verdade. O que é que pode ser mais importante? Amor, estar de barriguinha cheia, o toque e respostas apropriadas às interações que fazem connosco. É certo que o cérebro precisa de descansar. Mas a verdade é que os primeiros anos são fundamentais para o desenvolvimento emocional do bebé. Todo o amor e atenção que dermos ao bebé vai se refletir depois na pessoa que ele se vai tornar, e vai até prevenir doenças do foro psicológico.
Os bebés não são capazes de se acalmarem sozinhos
Para nós, adultos, é relativamente fácil e intuitivo fazer qualquer coisa, para nos acalmarmos. Quando ficamos nervosos ou angustiados com alguma coisa, podemos conversar com alguém, ler um livro ou até ir dar um passeio para relaxar. É assim que nos acalmamos. Mas o bebé não consegue fazer nada disso sozinho. É aí que ele precisa de si. Como o seu cérebro ainda está em desenvolvimento, não está pronto para se autorregular e as emoções são completamente avassaladoras. Ao deixar o seu bebé a chorar, ele vai acabar por adormecer a uma certa altura, mas isso não quer dizer que seja porque se acalmou, provavelmente ficou só exausto. E este processo de choro inatendido tem um impacto altamente negativo para o seu desenvolvimento cerebral. ?
Lembre-se: o importante é sempre seguir o seu instinto, ele sabe o que é melhor para o seu filho.
Sente que ainda precisa de uma ajuda extra? Porque não trazer o seu pequenino a uma consulta do sono , ou se não lhe for possível, opte pela leitura, com Socorro, O meu bebé não dorme!
Bons sonos!