HealthFlex
×
  • Home
  • Serviços
    • Consultas de Psicologia
    • NOVO! Dra Clementina em sua casa
    • SOS PAIS 15 Minutos
    • Brain Spa
    • Big Little Brains
    • Sono
    • Baby Sense
    • Baby Massage
    • As escolhas da Clementina
  • WeDoCare
    • Responsabilidade Social
    • Protocolos
    • LAB
  • Sobre Nós
    • Quem somos
    • Contactos
    • Press
  • Loja
  • Clube
  • Academia
    • Cursos
    • Workshops e Webinars
    • Faça você mesmo
    • Podcast
    • Youtube
    • Livros
    • Blog
  • Minha conta
  • 🛒

Stress e ansiedade na gravidez

Stress e ansiedade na gravidez
9 Maio, 2020

A ansiedade é algo que a maior parte das pessoas experiencia por determinados momentos ao longo da vida. O problema é quando esses períodos se tornam demasiado frequentes ou de longa duração. A ansiedade e o medo ajudam-nos a lidar com os perigos que possam surgir. A ansiedade é o que nos permite dar a resposta de luta, fuga ou congelar. Contudo, nós muitas vezes estamos neste estado de alerta sem uma ameaça real e é este estado de alerta constante que traz malefícios.

A pessoa pode já ter uma predisposição para estes quadros de ansiedade e por isso tem tendência a picos de stress mais frequentes, sendo que, segundo vários estudos, existem fases da vida mais propícias a isso, como por exemplo na gravidez.

O período perinatal pode despoletar ou intensificar uma perturbação de ansiedade. Muitas vezes, não é muito fácil diagnosticar este quadro numa mulher grávida, pelo facto de ser considerado normal ela estar mais ansiosa e preocupada nessa fase. Dos poucos estudos já realizados, estima-se de 21% das grávidas apresentam sintomas de ansiedade e que destas, mais de metade mantêm a sintomatologia no período pós-parto. O que em todos os estudos já realizados é uma constante, é que a ansiedade e stress durante a gravidez provoca problemas de desenvolvimento no bebé, que se verificam, muitas vezes, a longo prazo. Verifica-se que os bebés cujas mães passaram por longos períodos de stress durante a gravidez, têm maior probabilidade de mais tarde desenvolver doenças cardiovasculares, défice de atenção, hiperatividade, quadros depressivos, entre outros.

O modo preciso como o stress afeta o bebé ainda no útero não está completamente descodificado. No entanto, está provado que afeta o metabolismo na placenta, influenciando negativamente o crescimento do feto. O cortisol (hormona do stress) que é produzido quando uma mulher grávida passa por longos períodos de stress, permanece durante todo o período de gestação e é transmitido ao feto através do líquido amniótico. Os estudos revelam que o primeiro trimestre é o período mais crítico e onde se pode notar uma maior sensibilidade a fatores externos adversos, seja pelo stress, défices nutritivos, más condições sanitárias, violência doméstica, etc. Sendo esta fase, por isso, a mais propícia para desenvolver desordens neurológicas, tais como o autismo ou a esquizofrenia.

Compreendemos então que é muito importante haver um cuidado redobrado com os quadros de ansiedade e stress. É essencial que a gravidez decorra  de modo equilibrado e é muito importante que a mulher se sinta segura e saiba que pode e deve pedir ajuda se necessitar. Em muitas situações, a própria grávida não consegue tomar consciência de que está a sofrer de níveis de ansiedade mais graves e é essencial que as pessoas que a rodeiam estejam atentas e recorram a um especialista, se necessário. É um facto que em maior ou menor nível, os níveis elevados de stress e ansiedade durante a gravidez têm efeitos nefastos para o bebé e que se podem verificar a longo prazo.

A depressão durante a gravidez é mais comum do que se pensa e este vídeo vai contribuir para que possa ajudar alguém próximo que esteja a passar por isso, ou a si própria.

 

Clementina Almeida

Conheça a Mentora do Projeto!

Artigos Recentes

  • Os significados do choro do bebé

    O choro pode ter vários significados, dependendo se em “si...

  • O que ensina o castigo?

    Os castigos não ensinam nada de positivo. Nem os castigos,...

  • Onde foram os papás?

    Todos nós, a certa altura, já experienciámos aquela dor aguda...

  • Como as crianças entendem a morte de um animal de estimação?

    Apoie o seu luto, ao reconhecer a sua dor. As...

  • Qual a temperatura ideal para o bebé dormir?

    Uma das questões que mais prejudica o sono do bebé...

Entre em Contacto Connosco!

    Nome (obrigatório)

    Nome Bebé (obrigatório)

    Data Nascimento Bebé (Caso Tenha)

    O seu Email (obrigatório)

    Telemóvel (obrigatório)

    Serviço

    Mensagem (obrigatório)

    Categorias

    • Alimentação
    • Amamentação
    • Atividades
    • Birras
    • Choro
    • Cólicas
    • Colo
    • Comportamento
    • Desenvolvimento
    • Desfralde
    • Dicas
    • Gravidez
    • Notícia
    • Parentalidade
    • Perdas
    • Receitas
    • Regressões
    • Sono

    Somos Especialistas em Bebés!

    Porto - 220120770 | Oeiras - 219363707 (Chamada para a rede fixa nacional)

    Porto - geral@forbabiesbrain.com | Oeiras - geraloeiras@forbabiesbrain.com

    Porto - Rua das Antas 362 | Oeiras - R. Monsenhor Manuel Teixeira, Loja 5B (entrada pela praceta nas traseiras), Miraflores

    Subscreva a nossa Newsletter

      © Copyright ForBabiesBrain | 2022 - All rights reserved
      💦 -23% DESCONTO 💦 BRAIN SPA SLEEP/ SENSE/ KIDS➡️ Código: BOA-PASCOA
      COMPRAR!

      Inserir/editar ligação

      Indique o URL de destino

      Ou crie uma ligação para conteúdo existente

        Nenhum termo de pesquisa especificado. Mostrando os itens mais recentes. Procure ou use as setas para cima ou baixo para seleccionar um item.
          Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.Ok