Abaixo a sopa a saber a carne ou a sopa a saber a peixe!
29 Agosto, 2017
Esta é uma imagem da primeira vez que a minha filhota fez uma incursão por novos sabores para além do leite, neste caso com Abacate.
Como iniciar bons hábitos comportamentais de alimentação desde pequenino? Para muitos pais a alimentação de seus bebés pode é uma dor de cabeça! Em particular no início. Do leite para as papas e sopas, a coisa pode complicar um pouco…como começar? Com quê? Qual a quantidade?…etc
Para além disso cada vez mais me têm aparecido na consulta bebés e crianças pequenas com rejeição aos alimentos de uma forma global, fazendo a sua alimentação assentar somente em papas ou dois ou três alimentos selecionados. Muitas vezes os pais aparecem na consulta com um ou dois anos de “trabalhos” a tentar fazer com que o seu filho tenha uma alimentação normal.
Na consulta de orientação para a introdução dos sólidos abordamos alguns aspectos desta fase de desenvolvimento do bebé para que ela possa decorrer com o minimo de “acidentes” possível e acima de tudo como prevenir perturbações do comportamento alimentar como a anorexia e a bulimia…
Por isso dediquei vários post aqui no blog, para falar acerca deste tema, abordando os seguintes aspetos:
1º Ver a alimentação como um Grande Marco no Desenvolvimento!
2º Alimentação e desenvolvimento emocional do bebé: a importância da relação e a história pessoal dos Pais.
3º Esta fase de introdução de novos alimentos serve como Prova de sabores, tipo prova de vinhos é para provar, ver se gosta, experimentar a textura, etc….não é para empanturrar o bebé!!
4º Escolha dos alimentos. Uns são melhores que os outros! Quando se escolhe os alimentos a introduzir deve-se privilegiar, os mais nutritivos, os mais fácil de digestão, e os menos susceptíveis de provocar reações alérgicas. Nomeadamente: Abacate, Batata-doce, arroz integral, Abóbora Manteiga, Pera, Maçã, Feijão-verde…
5ª Dicas para preparação, apresentação dos alimentos e formas de os dar ao bebé
Abaixo a sopa a saber a carne ou sopa a saber a peixe! Se os bebés se pudessem organizar para uma manifestação, este seria o cartaz! Confessem; muitas vezes cheira mal, sabe mal e não conheço pais que sejam capazes de as comer. Uma coisa de cada vez, mas de forma saborosa, por exemplo quando introduzir o frango, faça “papinha de frango”, e depois com o peixe a mesma coisa…..