Como Sobreviver ao Natal…com um bebé!
Correrias constantes, as longas viagens para ir ver a família (só que agora com um bebé nos braços), a excitação e a ansiedade de ver o que nos trouxe o Pai Natal – são todas aquelas coisas que podem fazer com que esta época natalícia termine em birras e muito cansaço. Mas não desespere! É possível sobreviver ao Natal, com um pequenino.?
Aqui ficam algumas dicas:
Como sempre, quando somos pais, o mais importante é ter calma.
Lembre-se que as festas são um período stressante para as crianças. Os seus filhos dependem de si, não só para regular o meio ambiente deles, mas também para os ajudar a regular o seu humor. Se estiver ansiosa por causa de tudo o que tem para fazer, o seu bebé vai sentir e ficar ansioso também. Por isso, respire fundo, recomponha-se…afinal você é o adulto!?
Dedique tempo para explicar aos seus filhos o que vai acontecer: eventos, planos e viagens.
Use um calendário para mostrar aos seus pequeninos o que é que vão fazer em cada dia (Por exemplo: “No dia antes do Natal vamos para casa da avó, onde vais brincar com os primos”). Porque não fazer um pequeno livrinho, onde cada dia se pode fazer um desenho sobre o que se vai fazer nesse dia? Não só ajuda o seu filho a prever o que vai acontecer nesse dia, mas também é um bom momento de brincadeira para fazerem em família todas as manhãs.
Converse com o seu bebé acerca do comportamento mais adequado nas diferentes situações.
Pode fazer pequenos teatros com eles antes de sair de casa, ou até no carro, sobre o que fazer quando não gostamos da prenda que a tia nos deu, ou não gostamos do jantar, ou por exemplo, o que fazer quando os primos começarem a zangar-se. Assim, quando essas situações ocorrerem, já não serão desconhecidas para eles, o que lhes vai permitir adequar melhor o seu comportamento. 🙂
Adeque as suas expectativas à idade deles.
Se estiver a planear muitas visitas a adultos, certifique-se que as crianças terão algo com que se entreter. Se eles já lerem, compre-lhes um bom livro para a ocasião. Se ainda forem muito pequeninos, leve o boneco preferido deles consigo. E tente sempre encaixar nos planos, passeios em parques ou atividades ao ar livre, para eles brincarem e terem atividade física pelo meio…isso vai ajuda-los a “libertar” a energia e serve de pausa para si também 🙂
Mantenha as rotinas diárias o mais normais possível.
Quando eles estão de ferias, a liberdade total de horários dá uma sensação muito boa. Contudo, a incapacidade de prever o que se vai passar a seguir pode ser muito stressante para os mais pequeninos. Por isso, o melhor é mesmo ter algumas rotinas também durante as férias. Recorde-se sempre da importância de planear o dia com eles, e incluir atividades mais físicas, como brincar num parque, para eles se manterem regulados.?
Faça menos, tente interagir mais.
A altura das festas traz-nos tantas oportunidades de reconetar com aqueles de quem mais gostamos, e de nos tornar uma família ainda mais unida e feliz, mas muitas das vezes acabamos por nos stressar demasiado e por deixar essas oportunidades escaparem. Portanto, ao primeiro sinal de que isso esteja a acontecer, pare, dê um abraço aos seus filhos, reorganize os seus planos e foque-se no essencial.
Os seus filhos não precisam de um Natal digno de capa de revista, eles precisam de Si, do seu amor ? e da sua atenção. E quando chegar a noite de ano novo, orgulhe-se do trabalho que fez, e por ter sobrevivido, não só ao Natal, mas todos os dias, ao longo de todo o ano que passou.?
No final, agradeça também a sorte de ter a família que tem, que é algo que demasiadas vezes tomamos como garantido.
Até já!