As Pessoas sempre me fascinaram (sobretudo as mais pequeninas!) e, talvez por isso, me licenciei em 1992 em Psicologia Clínica (ver CV). Comecei a minha Clínica nesse mesmo ano, com muito poucos pacientes, como é fácil imaginar, mas de forma crescente e bastante consistente até hoje (com a agenda cheia!).
Para além deste fascínio, desde pequena que sonhei ser cientista. Cheguei mesmo, em tenra idade, a fazer várias experiências que resultaram em cortinas queimadas, mesas estragadas e, claro, ralhetes e castigos à altura.
O gosto, ou melhor, o vício pelo estudo também chegou bem cedo: estudar, descobrir, investigar levou-me a, depois da Licenciatura, fazer várias pós-graduações, mestrado, doutoramento em Psicologia, em Clínica, em Bebés e, até mesmo – espantem-se – em Medicina Chinesa e Medicina Legal. O desejo maior é conseguir aprender o mais possível sobre as Pessoas.
Casei. Fui Mãe aos 43 anos. Estudei, descobri, investiguei muito até lá para depois, literalmente, experimentar tudo na minha filhota. E com ela descobri ainda mais assuntos para investigar! Sim, eu digo o que estão a pensar: a minha filha é a minha cobaia!
E o meu sonho de criança concretizou-se: sou cientista (faço investigação no BabyLab na Universidade de Coimbra) e não paro de inventar coisas novas. Desde o Spa para Bebés (pioneiro e único em Portugal) até aos Livros tenho uma capacidade (dizem que rara) para levantar voo e levar as Pessoas atrás de mim…
No fundo, as Pessoas são o centro do meu dia-a-dia e com elas gosto de partilhar o que me ensinaram, o que aprendi, o que investiguei. E é daqui que nasce este meu blog: dos pedidos que, diariamente, recebo para partilhar com Mães e Pais todo o conhecimento que acumulei e que adquiro todos os dias com os meus pacientes mas, essencialmente, com a minha Filha.
Não tenho a pretensão de ensinar ninguém (até porque ainda não tenho o estatuto de certos sábios com que tive o imenso prazer de me cruzar nesta caminhada), muito menos de retirar toda a criatividade de cada arranjo familiar. O que pretendo sim, é partilhar o meu saber científico e prático para que possamos fazer ainda mais e melhor pelos nossos Bebés.
Clementina Pires de Almeida