O que será que vemos nós nos bebés, que nos faz sorrir imediatamente?
O que será que vemos nós nos bebés, que nos faz sorrir imediatamente? Olhos grandes, bochechas gordinhas? Um riso contagiante, uma pele macia,um cheiro cativante?
Apesar de sabermos há muito que os bebés são seres muito fofinhos, os investigadores na universidade de Oxford descobriram que esta fofurinha toda, tem o objectivo de apelar não de uma única forma, mas sim a TODOS os nossos sentidos!
Isto é, todas estas características contribuem e accionam em nós adultos, comportamentos de cuidadores, facto este que, como se depreende, é vital para estes seres tão fofinhos! Porque os bebés necessitam de atenção constante para sobreviverem e se desenvolverem.
O estudo foi publicado no “Trends in Congitive Sciences”, e concluiu que Somos atraídos pelos bebés através de todos os nossos sentidos, o que faz com que a fofura seja uma das mais básicas e poderosas forças que influenciam o nosso comportamento junto dos bebés”.
Ao investigar a literatura actual de investigação sobre o quantos bebés e animais fofos influenciam o nosso cérebro, a Universidade de OxFord chegou à conclusão de que a fofura dos bebés contém elementos chave que permitem o desenvolvimento de capacidades comportamentais dos pais, entre as quais, atividade neuronal privilegiada, seguida de ativação de áreas do nosso cérebro ligadas a sensações de prazer envolvidas noutras experiências, tais como, o brincar, a empatia, ou até mesmo emoções morais superiores!
Muito para além de comportamentos meramente instintivos…
Todas estas investigações sugerem que as definições da fofura dos bebés não estarão só relacionadas com elementos visuais mas também incluem sons e cheiros..
De um ponto de vista da evolução da espécie, a fofura dos bebés é um mecanismo protetor muito potente que assegura a sobrevivência dos bebés, que estão completamente dependentes dos outros! Curiosamente todos nós somos “atacados” por esta fofura dos bebés a qual nem sequer escapam as crianças!