Será que o meu bebé está em privação de sono?
A qualidade de sono do bebé é algo muito importante para todos os papás e mamãs. A privação de sono pode levar à fadiga mental e física, com sintomas como excesso de emoções negativas (por exemplo, raiva) e comprometimento do sistema imunológico. Se o bebé estiver a perder horas de sono, tanto noturno como diurno (nas sestas), ele poderá estar a sofrer de privação do sono.
Mas o que é que será a privação de sono num bebé?
A privação de sono do bebé ocorre quando este passa um longo período de tempo sem obter a quantidade recomendada de sono de qualidade que precisa. E a consequência não é simplesmente um bebé agitado e cansado demais, mas sim um bebé que vai lutar mais ainda para dormir, dia após dia.
E como podemos identificar privação do sono?
Podemos observar através do cálculo do número total de horas diárias que o bebé dorme. Nem todos os bebés são iguais, nem têm o mesmo temperamento. Contudo, é importante ter noção se o bebé está dentro dos dados padrão para a sua idade. Ou podemos observar as “janelas de tempo acordado” do bebé, ou seja, o tempo que o bebé fica acordado (tempo de vigília) entre sestas.
No entanto, a forma mais fácil e imediata é tentar observar outros sinais que podem indicar um estado da privação do sono no bebé:
- Sestas cada vez mais curtinhas;
- Dificuldade em voltar a adormecer ;
- Dificuldade em adormecer à noite (1 hora ou mais);
- Despertares muito matutinos;
- Acordar muitas vezes a chorar ou muito irritado.
Qual é melhor maneira de evitar a privação do sono?
A melhor maneira de evitar a privação de sono é evitar um bebé cansado demais. Para fazer isso, devemos primeiro reconhecer os sinais de sono excessivo. Quando chegamos aos bocejares frequentes, fase do choro, muita agitação, esfregar os olhos ou orelhas, podemos dizer que já passámos a janela de tolerância de deitar este bebé, e teremos um bebé a dizer: “agora é que não me adormeces”.
Obviamente que não precisa de observar todos estes sinais, mas se vir algum deles com muita regularidade, é importante começar a deitar o bebé mais cedo. Para isso, podemos, por exemplo, anotar as horas em que o bebé manifesta estes sinais e procurar antecipar as sestas seguintes.
Mas não se preocupe, eles mostram-nos quando está a chegar “a horinha de dormir”. Basta estarmos atentos aos sinais (mais subtis) como: olhar parado e lentificado, desinteresse por estímulos e o seu primeiro bocejo. Estes sim, são os sinais chave para adormecer o seu bebé.
É, ainda, extremamente importante que estabeleça uma rotina para dormir. Esta deve ser sempre muito consistente, pois assim irá ajudar o bebé a antecipar o que vai acontecer, sentindo-se mais seguro e mais relaxado.
Por fim, ouça o seu filho. Porque quanto mais significativa for a privação de sono, menor a probabilidade de um bebé adormecer rapidamente.
A privação do sono do bebé é, compreensivelmente, um momento difícil para pais e filhos. Se achar que tem estado a lidar com um bebé em privação de sono, saiba que não está sozinho. Lembre-se de que é preciso tempo, paciência e alguns passos simples para eliminar a privação do sono e fazer como que você e o seu bebé tenham sonecas pacíficas e reparadoras.