Será que o meu bebé está pronto?
Todos sabem que eu sou Psicóloga Clinica e não Nutricionista, por isso tudo aquilo que aqui partilho acerca da alimentação dos bebés , é fruto da minha experiência de mãe com a minha filhota e alicerçado no meu lado de investigadora, que me fez questionar o tipo de alimentação que propomos aos bebés, seja ela insípida, ou a cheirar mal (note-se que poucos de nós comeríamos com prazer certas sopas que alguns bebés são obrigados a comer). e me fez optar pela comida caseira para bebé e pela técnica dos cubinhos.
Sendo que da investigação surgiram algumas “guide lines” internacionais que me fizeram muito mais sentido do que o argumento muitas vezes utilizado , do dá-se isto aos bebés, porque sempre foi assim!
Dito isto, uma das minhas primeiras questões, foi: como é que eu sei quando é que o meu bebé está pronto para alimentos sólidos?
E esta é sem dúvida, uma pergunta que todos os pais em algum momento se vão fazer, mas o seu bebé vai ajudar nesta resposta! Ele vai dar sinais claros de que está pronto para tentar algo diferente, para além do leitinho.
Sinais de desenvolvimento que deve procurar no seu bebé:
Controlo de cabeça. O bebé necessita de já ser capaz de manter a cabeça numa posição vertical e firme, conseguir controlar os músculos do pescoço, o que lhe irá permitir virar a cabeça para o lado quando quiser recusar a papa.
Não apresentar o “reflexo de extrusão”. O reflexo de extrusão, está presente até cerca dos 4-5 meses e leva o bebé a expulsar instintivamentequalquer alimento que lhe seja colocado na ponta da língua. Para ser capaz de manter os alimentos sólidos na boca e depois ser capaz de os engolir, o bebé precisa de deixar de os empurrar com a língua para fora.
Sentar-se bem com ajuda. Mesmo não estando pronto para se sentar na cadeirinha da refeição, o bebé tem de ser capaz de se sentar com ajuda,de forma a que possa inclinar-se para a frente quando quer mais uma colher de papa e inclinar-se para trás quando não quer mais.
Apresentar movimentos de mastigação. A boca e a língua do bebé desenvolvem-se em sintonia com o seu sistema digestivo. Para iniciar os sólidos, ele deve ser capaz de transportar os alimentos da frente para o fundo da sua boca e depois engoli-los. Ao longo do tempo, vai reparar que o seu bebé se está a babar cada vez menos, isto é um sinal que está a aprender a engolir de forma mais eficiente.
Ganho de peso significativo. Muitos bebés estão prontos para ingerir alimentos sólidos quando duplicam o seu peso à nascença e têm, pelo menos, 4 meses de idade.
Crescente apetite. O bebé parece que está ainda com vontade de comer mais, mesmo que faça 8 ou 10 refeições de leite, ou começa a existir uma diminuição dos períodos entre as refeições, nos últimos dias.
Curiosidade sobre o que os outros comem. O bebé começa a demonstrar interesse pela comida da família, parecendo que come com os olhos o que está no prato dos outros e seguindo atentamente os movimentos do garfo, quando este vai do prato até à boca.
Objetos para a boca. O bebé deve ser capaz de levar um objeto que esteja na sua mão para boca.
Claro que não vai encontrar todos estes sinais ao mesmo tempo no seu bebé, eles são apenas referências para que possa guiar-se e decidir quando começar.
Divirta-se com ele nesta prova de sabores!