Como funciona o Cérebro do Seu Bébé

Uma Oportunidade Única!

Aquando do nascimento, a visão do bebé não é muito clara, sendo para ele difícil distinguir tons muito semelhantes ou ver de forma clara algo que está distante. Essa é uma das razões da sua preferência pelo preto e branco ou pelos padrões de alto contraste. Só à medida que o cérebro do bebé se desenvolve, é que também se vai desenvolvendo a sua capacidade de ver claramente o mundo à sua volta, por forma a conseguir entender e gerir o seu ambiente.

Por todas estas razões, a estimulação visual adequada é muito importante nas diferentes etapas do desenvolvimento neuronal e de maturação visual do bebé. No sentido de desenvolver a sua visão e a sua atenção, criamos este conjunto de padrões de alto contraste, para que possa brincar com o seu bebé, como se fosse um especialista em desenvolvimento cerebral.

Saiba Mais!

Comece Já a Desenvolver o Potencial do Seu Bebé com estas Imagens de Alto Contraste!

* preenchimento obrigatório
/ / ( dia / mês / Ano )

A Ciência por Detrás !

Os primeiros três anos de vida do bebé são cruciais no seu desenvolvimento emocional, cognitivo e físico com impacto direto na pessoa adulta em que se tornará.

Hoje sabemos que existem períodos críticos, nos quais uma determinada capacidade será desenvolvida. Um período critico é uma janela de oportunidade em que o cérebro estará mais maleável e responsivo à estimulação do meio, para desenvolver aquele determinado sentido ou competência. Caso não exista estimulação durante aquele período, nunca mais teremos a oportunidade de o desenvolver. Use ou perca! 

A visão, assim como as outras competências sensoriais, irão desenvolver-se principalmente durante o primeiro ano de vida. Nunca é demasiado cedo, mas pode ser demasiado tarde.

A Mentora do Projeto!

Clementina Pires de Almeida é psicóloga clínica com especialidade em bebés, doutorada pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCE-UC) e certificada em saúde mental infantil no Reino Unido e EUA. É fundadora e investigadora no BabyLab da FPCE-UC, com larga experiência no acompanhamento de bebés, crianças, adultos e das suas famílias, e do ForBabies um projeto exclusivamente dedicado aos bebés (0-36 meses) que, para além da atividade clínica, conta com inúmeras atividades para eles, nomeadamente com o BabySense, um programa inovador de estimulação sensorial, e com o único spa clínico para bebés no país, o Spa ForBabies.
É também autora de diversos artigos científicos em revistas estrangeiras e nacionais e colabora regularmente com a imprensa, nomeadamente com a revista Pais e Filhos.