Sacos de estimulação sensorial
A propósito do tema que vou abordar amanhã sobre as estratégias de estimulação na primeira infância, tão essenciais para o desenvolvimento cerebral do Bebé, lembrei-me dos saquinhos de estimulação sensorial que fiz para a minha pequenota!
Quando era Bebé adorava e, ainda hoje, os vai buscar para brincar. Estes saquinhos são usados no meu programa Baby Sense e fazem delícias de todos os Bebés!
São feitos com diferentes tecidos e, por isso mesmo, têm diferentes texturas – uns mais macios, outros com relevo ou mais ásperos. Mas, para além disso, são recheados com diferentes materiais desde feijões, a papel amachucado, esferovite ou alfazema. Tudo para proporcionar ao Bebé a possibilidade de contactar com diferentes texturas, pesos e aromas.
Acrescentei, ainda, umas fitinhas com diferentes cores, brilhos e texturas para a experiência sensorial ficar completa!
Esta estimulação é essencial porque promove o desenvolvimento do potencial cerebral do Bebé facilitando a comunicação das redes neuronais. E estas vantagens vão muito além do “aqui e agora”: estas brincadeiras sensoriais têm efeitos no futuro melhorando as capacidades de aprendizagem do Bebé.
Muitas vezes, as dificuldades de aprendizagem que apenas surgem na idade escolar já vêm muito de trás… A verdade é que são um processo (não dependendo da geração espontânea!) e é por isso mesmo que não me canso de dizer:
OS PRIMEIROS ANOS CONTAM!