Sabia que o seu bebé pode estar a ingerir diariamente substâncias tóxicas?
Um estudo revela que 95% das comidas para bebé industrializadas contêm 1 ou mais metais pesados!
A investigação foi feita pela Healthy Babies Bright Futures (HBBF) e descobriram que um quarto das comidas industrializadas para bebé contêm pelo menos quatro destas substâncias – produtos químicos tóxicos, incluindo chumbo, arsénico, mercúrio e cádmio – o que pode afetar o desenvolvimento cerebral do bebé.
Quatro dos sete cereais infantis testados continham arsénico inorgânico – a forma tóxica – acima do nível de ação proposto pela FDA de 100 ppb. 83% dos alimentos para bebés testados tiveram mais do que o limite de 1 ppb aprovado pelos advogados de saúde pública e 20% tiveram mais de 10 vezes esse valor.
Estudos revelam que o chumbo, o arsénico e o cádmio, para além de serem substâncias cancerígenas, são também neurotóxicos e é por isso que prejudicam gravemente o cérebro. As crianças expostas a estas substâncias revelaram uma redução de QI, défice de atenção e outros impactos de aprendizagem e comportamentais.
A FDA tomou medidas e emitiu um guia padrão para regulamentar os limites destas substâncias tóxicas, o que se traduziu numa diminuição geral das mesmas nos alimentos para bebé. No entanto, para 90% dos alimentos testados, verifica-se que no que se refere a arsénico, chumbo e outros metais pesados, ainda não existe um limite de segurança federal.
Há medidas que estão a ser tomadas, as principais empresas de comida para bebés e organizações sem fins lucrativos, incluindo a HBBF, formaram o Conselho de Alimentação para Bebés, que busca usar as melhores práticas de gestão da categoria para reduzir os metais pesados o máximo possível. De qualquer modo, o mais seguro e saudável para o seu bebé é a comida cozinhada em casa e, ao contrário do que pode pensar, existem formas de o fazer de modo prático rápido. Veja aqui algumas dicas minhas e que eu própria usei com a minha filha quando ela era bebé.