Rotina: bom ou mau?
O que é a rotina?
É um conjunto de ações que acontece todos os dias, numa certa sequência e com consistência.
Todos nós temos algum tipo de rotina, seja uma rotina matinal, ou para ir dormir. Por exemplo: a minha rotina matinal é levantar-me, sempre por volta da mesma hora, tomar um duche, vestir-me, preparar o pequeno-almoço da minha filha, tomar um café e levá-la à escola. Ou seja, uma série de passos, que são sempre os mesmos e acontecem sequencialmente, na mesma altura a cada dia.
O que acontece quando se tem uma rotina é que o nosso corpo adapta-se e começa a esperar aqueles determinados estímulos diários.
Isto leva-nos a outra questão que é:
Como o nosso corpo responde à rotina?
Como referi anteriormente, o nosso corpo habitua-se a certos estímulos que são repetidos diariamente e isso expressa-se no próprio ritmo circadiano. Por exemplo, ao tomar o pequeno almoço sempre por volta da mesma hora, num dia em que não o façamos vamos sentir fome nessa altura. Ou quando estamos habituados a acordar com o despertador sempre a determinada hora, no fim de semana, quando geralmente podemos descansar um pouco mais, vamos acabar por acordar espontaneamente à hora a que o nosso corpo já se habituou.
É por esta razão que os bebés e crianças precisam tanto de ter rotinas. Para além de os fazer sentirem-se mais calmos e seguros, comendo a horas certas, dormindo quando devem dormir, brincando na altura do dia mais adequada, etc., isto faz com que o próprio corpo deles “trabalhe” a seu favor… o seu ritmo circadiano consegue manter-se equilibrado e isso traduz-se em bem-estar.
É importante desmistificar a ideia da “prisão à rotina”, que tanto incomoda os papás. Muitos pensam que ao ter que estabelecer uma rotina para o bebé, isso vai acabar por lhes retirar a liberdade. No entanto, recomendo que pensem sob outra perspetiva. Um bebé com uma rotina consistente, para além de bem disposto, torna-se previsível! Ao ter fome sempre às mesmas horas, sono sempre nas mesmas fases do dia, os pais têm mais liberdade para fazer o que precisam, por exemplo, no momento em que já sabem que o seu bebé estará a fazer a sesta. É neste sentido que a rotina traz liberdade, por muito contraditória que esta ideia possa parecer. Além disso, os papás, melhor que ninguém, sabem o quanto um bebé descansado, bem alimentado, tranquilo, pode facilitar o seu dia a dia.
Para saber um pouco mais acerca da rotina assista a este vídeo.