Razões pelas quais o seu recém-nascido pode estar a chorar
É normal que os bebés recém nascidos chorem bastante, porque o choro é a linguagem universal de todos os bebés. Também é normal que os pais fiquem frustrados e com níveis de stress maiores quando um bebé chora com muita frequência ou quando não entendem o motivo do bebé estar a chorar.
Antes de um bebé aprender a falar, pode ser bastante complicado descobrir o motivo do choro e mesmo quando as crianças aprendem a falar, vai perceber que como nem sempre existe uma razão racional para o fazerem, só a prática é que nos ajuda a perceber o motivo.
Mas se parar para analisar, o choro do bebé recém nascido pode significar várias coisas diferentes. O choro dos bebés é a forma mais precoce de comunicação para chamar a atenção dos seus cuidadores para responderem às suas necessidades ou seja o choro é a única forma que os bebés têm de exteriorizar o que estão a sentir emocionalmente, mas também de comunicar as suas necessidades fisiológicas. Normalmente quando o recém nascido chora, significa que têm fome, sono ou está incomodado com alguma coisa, ou simplesmente precisa do colo dos pais, o que é uma necessidade válida como as anteriores.
Descodificar o motivo do choro do bebé vai envolver intuição, conhecimento e aprendizagem por parte dos pais, e nenhum bebé é igual aos outros. Com o tempo, os pais descobrem e aprendem que o bebé tem diferentes tipos de choro, com tons e sonoridades distintas, de acordo com o que pretende transmitir.
Não esquecer que o choro do bebé é um bom sinal em qualquer idade, significa que o bebé está a ter um desenvolvimento normal e que em muitas circunstâncias o choro ajuda as pessoas em geral e não só os bebés a sentirem-se melhor.
As principais razões para os bebés chorarem
Fome
O motivo mais comum para um bebé chorar é a fome. Um bebé recém nascido tem uma necessidade de ser alimentado várias vezes ao dia e em pequenas quantidades. Se não souber de imediato que o bebé está de facto com fome, é importante que experimente dar-lhe o peito ou o biberão para ver se ele realmente está com fome.
Fralda suja
Muitos bebés choram bem alto quando a fralda necessita de ser mudada. Manter o bebé limpinho e seco vai ajudar o bebé a chorar menos e para além disso, vai ajudar a manter a pele do bebé mais saudável.
Atenção
Alguns bebés necessitam de mais atenção do que outros, ou seja, precisam de estar mais tempo ao colo para sentirem-se acarinhados. É recomendado dar muito colo, ler, cantar e falar para o bebé, desta forma ele vai sentir-se mais seguro e protegido.
Cansaço
Um motivo pode ser o facto de existir muita atividade à volta do bebé, que fica muito estimulado, o que vai dificultar o processo de adormecer.
Cólicas
As crises de choro muito fortes e inexplicáveis podem ser cólicas. As cólicas, em média, provocam crises de choro de cerca de 3 horas por dia e mais ou menos com uma duração de 3 dias por semana. Contudo, as cólicas não são sinal de doença, simplesmente alguns bebés têm mais necessidade de chorar do que outros, e embora isso possa ser um fator de muito stress para os pais, normalmente depois dos primeiros 3 meses de vida do bebé, tendem a desaparecer.
A primeira Consulta de Psicologia Pediátrica do Recém-nascido é gratuita para bebés até aos 8 dias de idade 😍. Contacte-nos já!