Quando o bebé chucha no dedo
Sabia que o seu bebé já começou a chuchar no dedo ainda quando estava dentro da sua barriga ? Então podemos dizer que chuchar é o primeiro hábito que um bebé ganha! Quando uma criança é pequenina, é normal colocar o dedo na boca como forma de se acalmar ou adormecer.
A verdade é que a sucção do polegar tem prós e contras, e não há necessidade de se preocupar em quebrar esse hábito quando o bebé é ainda pequenino. Os bebés nascem com a necessidade de chuchar, mesmo que não seja para se alimentar. Inclusive, a sucção não nutritiva apresenta muitos benefícios! A sucção é um reflexo natural que dá aos bebés e às crianças pequenas uma sensação de segurança, uma vez que o ato de chuchar liberta endorfinas, que são hormonas que têm um efeito calmante.
Em bebés pequenos não existe problema neste comportamento e tão pouco quer dizer que vão ficar com o hábito de chuchar no dedo. Na maior parte dos casos, este hábito de chuchar no dedo desaparece sozinho. No entanto, se começar a perceber que o seu filho está a ficar mais crescidinho e começa a aperceber-se que leva muitas vezes o dedo à boca, tente substituir por uma chupeta. Embora as chupetas possam causar os mesmo tipo de problemas no futuro, é mais higiénico, e é um hábito mais fácil de romper.
No entanto, se o seu filho já atingiu os 4 anos de idade e continua com o polegar na boca, está na hora de fazer um plano! Por volta dos 4 anos, torna-se muito importante parar de chuchar o dedo para evitar consequências no futuro.
O que devemos incluir nesse plano?
Comece primeiro por eliminar o chuchar no polegar durante o dia e só depois trabalhe a eliminação na hora de dormir e durante o sono.
Nada de repreensões ou humilhações quando o seu filho chuchar no dedo, isso só vai piorar. Em vez disso, de forma gentil faça com que ele se aperceba que está a chuchar no dedo e ajude-o (“Ohoh há qualquer coisa aí na boquinha….Vamos tirar?!”). Ah, e claro, não pode faltar o elogio (“Eu sei que está a ser difícil para ti, mas está a sair-te muito bem!”).
Pense em atividades de substituição! Exemplo: Se seu filho costuma chupar o dedo enquanto está à espera, tenha sempre à mão um livro de atividades ou um pequeno brinquedo para manter as mãos ocupadas.
Não esquecer que o plano deve ser conjunto por isso, estabeleça metas claras com seu filho. Comece por passinhos pequeninos e vá aumentando. Por exemplo: não vou chuchar o polegar enquanto estiver no carro.
Uma boa regra é começar a eliminar esse comportamento na época em que seu filho completar 4 anos. A ciência demonstra que hábitos orais prolongados ou frequentes, por exemplo, chuchar o polegar/dedo e uso de chupeta podem afetar negativamente o desenvolvimento da fala e da linguagem de uma criança. Se está a ter dificuldades para ajudar o seu filho a parar de chuchar ou se sente que o hábito oral do seu filho está a perturbar ou a causar algum atraso na fala, nós podemos ajudar!
Saiba mais no nosso vídeo do Youtube!