Quando eles nos olham nos olhos…
Às vezes temos a sensação, deveras íntima, que os nossos filhotes nos olham, profundamente, nos olhos. Como se estivessem a tirar-nos todas as medidas à alma.
Na verdade, é mais ou menos isso que eles estão a fazer, estão a comunicar connosco, tentando perceber o que se passa dentro de nós e adaptando-se de acordo.
Certamente já reparou que quando as nossas crianças exploram, investigam, observam ou se magoam, vão voltando o olhar para nós, num gesto intuitivo, que nos pergunta: “Mamã, estou a ir bem, não estou?”; “Papá, isto parece muito interessante, não é?” e até “Caí e esfolei o joelho, é razão para chorar ou posso continuar na brincadeira?”.
Mas porquê?
Ora, as crianças fazem-no com os olhos, ficam muitas vezes aquém das palavras porque sabem que os pais, melhor do que ninguém, são capazes de os perceber, mesmo que apenas através do olhar! E o que é isto? Um truque de magia?! Ou um superpoder dos papás? É um pouco de ambos. O que se passa é que, através da linguagem corporal, dos neurónios espelho e de muitos processos psicológicos, os papás são capazes de identificar, mimetizar e, de seguida, compreender o que os seus filhotes lhes estão a tentar dizer.
Mas não basta ficar por aqui, é preciso responder, com o olhar, a todas estas dúvidas que eles acabaram de nos colocar. De seguida, cabe aos pais processar esta informação e decidir se é caso para alarme ou se foi apenas uma falsa partida. E devolver toda esta informação, mais uma vez, através do olhar.
Parece complicado, não é? Mas não se preocupe, como falamos há pouco, este processo tem um pouco de magia e é normal que os pais façam isto tudo sem se aperceberem que o estão a fazer! Contudo, ficam aqui umas dicas para tentar conversar, de olhos nos olhos, com o seu filhote:
Tente falar por ele, verbalizando o que ele possa estar a sentir:
“Este jogo parece estar a ser entusiasmante!” ou então “Imagino que esta brincadeira já te está a aborrecer.”.
Olhe mais o seu filho nos olhos
Toquem-se, abracem-se e permitam-se fazer um grande plano com os olhos bem focados um no outro.
Aproveite o grande plano que acabou de fazer para lhe esboçar um sorriso
Telepaticamente, o assegura de que o seu amor é, inevitavelmente, incondicional.
Prometemos que, se utilizar os seus superpoderes, irá perceber que não há nada mais delicioso do que quando eles nos olham nos olhos.
A equipa ForBabiesBrain by Clementina
Revisão: Prof. Drª Clementina Almeida | Psicóloga Clínica