Qual a temperatura ideal para o bebé dormir?
Uma das questões que mais prejudica o sono do bebé é a temperatura do ambiente da divisão onde dorme.
Como mamãs preocupadas que somos, queremos sempre proteger o nosso bebé e deixá-lo o mais confortável possível em qualquer situação. E como o vemos como um ser muito frágil, a nossa intuição sugere que o mais indicado para o conforto do bebé é o um ambiente “quentinho” para que ele descanse e relaxe o máximo possível.
Mas será que é de um quarto a temperatura quase tropical, e daqueles pijamas polares tão fofinhos e uma mantinha, que os bebés precisam para relaxar?
Pelo contrário! E este calor todo pode estar a fazer com que ele acorde mais vezes e peça mais vezes para mamar devido a sede, secura e desconforto, para conseguir voltar a dormir.
Vamos explicar o porquê e deixar algumas recomendações para que o soninho do bebé e dos papás seja mais tranquilo.
Uma temperatura muito elevada no ambiente do bebé, ou até demasiadas camadas de roupa para dormir, provoca um sobreaquecimento do bebé, o que aumenta o risco de síndrome de morte súbita. Isto porque a autorregulação da temperatura corporal dos bebés, tal como as restantes competências físicas e cognitivas, ainda se está a desenvolver.
Ao mesmo tempo, os bebés transpiram muito menos do que os adultos – a nossa transpiração ajuda-nos a refrescar o corpo quando temos mais calor, o que nos ajuda a baixar a nossa temperatura corporal, prevenindo o sobreaquecimento.
Por estas duas razões, podemos concluir que o bebé não tem as ferramentas fisiológicas desenvolvidas o suficiente para que o corpo responda corretamente a um ambiente adverso – neste caso, o calor em excesso.
“Mas ele está sempre com as mãos e os pés tão geladinhos!” – é verdade, e ainda bem. Os bebés fazem a regulação da temperatura corporal através das extremidades: as mãos e os pés. Precisam de ter as mesmas destapadas e ao ar livre para poder equilibrar a temperatura das restantes partes do corpo – mais ou menos como quando estamos bem com um edredão quentinho, mas sentimos necessidade de pôr um pé de fora para balançar a temperatura.
Desta forma, deixamos algumas recomendações para melhor controlar esta variável do ambiente:
- A temperatura do quarto deve estar entre os 16º e os 19º.
- A esta temperatura, a mãe até pode precisar de um pijama quentinho, mas o bebé não. A roupa ideal para o bebé dormir confortável e sem calor é um pijama fininho que mantenha destapadas as mãos e os pés.
- Não precisamos de mantas! Além de fazerem mais calor, os bebés precisam de espaço para movimentarem os braços e as pernas durante o sono livremente. Se colocarmos algo a tapar que faça algum peso, estamos a impedir que isso aconteça, o que vai incomodar o bebé e fazer com que ele acorde chateado por não ter o seu espaço.
- Os papás são, por norma, melhores “termómetros” para os bebés do que as mamãs. De forma geral, as mulheres são mais friorentas do que os homens, e os bebés, por sua vez, são muito mais calorentos que os adultos. Por isto, sugerimos que seja a pessoa mais calorenta a “medir” a temperatura do bebé e devemos medir sempre pelo peito ou pela nuca, se a pessoa tiver calor, o bebé também tem.
- Se optar por fazer co-sleeping, lembre-se que está a adicionar calor humano e deverá considerar isso para a temperatura do bebé.
Todas as faixas etárias requerem diferentes quantidades de sono. Se está a ter dificuldades em regular as sestas do seu bebé ou se o seu bebé acorda muitas vezes de noite e já não aguenta mais de cansaço nós podemos ajudar. Conheça os nossos vídeos, cursos, webinars e workshops online que temos sobre o sono!
A equipa ForBabiesBrain by Clementina
Revisão: Prof. Drª Clementina Almeida | Psicóloga Clínica