Prof. Clementina Almeida responde: Como começar o desfralde?
É provável que todos os pais que você conhece usem ou recomendem um método diferente. O que claramente só nos confunde: uns podem dizer que mostrar à criança exemplificando, quando vamos à casa de banho, é uma boa maneira de ajudá-lo a aprender através da imitação. Outros podem dizer que com o seu filho o melhor foi usar um livro acerca do pote e conversar acerca disso. Alguns acham que recompensar o filho com estrelas douradas num gráfico é o método mais eficaz. O tempo também é um fator, pois alguns pais preferem uma abordagem breve e concentrada (tipo uma semana em que estejam de férias e mais disponíveis para esta etapa), enquanto outros acham que seus filhos serão menos pressionados se o processo for gradual ao longo de meses.
Qualquer uma dessas técnicas pode funcionar bem com o seu filho. Mas lembre-se de que não é necessário escolher um único método – na verdade, seu filho vai beneficiar da combinação de várias técnicas: verbais, físicas, sociais e outras formas de treino, independentemente de sua idade.
Aceitar e ajustar-se ao estilo pessoal de seu filho pode tornar o processo de desfralde uma experiência muito menos stressante do que imagina, respeitando-o como um indivíduo único e fascinante de descobrir 🙂
Dito isto, hoje, a pedido de uma seguidora do nosso Instagram, respondo à seguinte questão:
“Como começar o desfralde?”
Como já percebeu não há um caminho “certo” ou uma idade “certa” para aprender a usar o pote. Por isso o que eu recomendaria numa primeira fase, é observar o seu filho, com olhos de “perguntador” e pesquisar sinais de que ele se encontra pronto para iniciar esta etapa: observe cuidadosamente se ele lhe dá sinais a três diferentes níveis: o físico (ou seja, se ela já tem controlo dos músculos e da bexiga), cognitivo (ou seja, consegue entender que está com vontade de fazer xixi ou cocó) e emocional (conseguir sair desta situação tão confortável e familiar para eles, de fazer xixi na fralda, ou até de conseguir abandonar os seus cocós, que os mais pequeninos consideram fazer parte deles).
Quando todos estes requisitos estiverem preenchidos, podemos então começar o desfralde. Por exemplo, começando por ler histórias acerca desta fase. Gradualmente e se ele mostrar interesse, podemos convidá-lo a ir à casa de banho consigo e com os irmãos mais velhos.
O desfralde é sempre um grande marco no desenvolvimento do bebé. Contudo, há casos em que este processo de desfralde não é assim tão natural, pode trazer algumas complicações ao meio familiar. Mas nós estamos cá para ajudar! Já experimentou a Consulta SOS Fraldas? ou então ler o Luca, o hipopótamo que não queria deixas as fraldas.
Bom desfralde!