Preparação e Conservação das Papinhas Caseiras
Existem algumas orientações simples de senso comum para garantir que o alimento que preparamos para o bebé é seguro:
- Lave sempre as mãos antes de começar. Parece óbvio, mas muitos esquecem-se de o fazer!
- Lave as frutas e legumes com água fria, mesmo quando lhes vai retirar a casca.
- Tente usar tábuas de corte separadas, uma para produtos como carne e peixe e outro para frutas, legumes e pão. Se você tiver apenas uma, lave-a quando mudar de um tipo de alimento para outro. Tábuas de plástico ou de vidro são as melhores – as de madeira tendem a alojar bactérias.
Métodos de preparação das papinhas
Existem quatro métodos básicos de cozinhar para os bebés
• cozer a vapor
• cozer
• no forno
Depois de cozinhados, os alimentos deverão ser sempre triturados até se obter a consistência desejada dependendo da fase em que o bebé se encontra. Como a maioria dos métodos sugeridos, são também os que está habituado a usar para cozinhar a sua própria comida, a boa notícia é que a sua cozinha já está bem equipada para cozinhar para o bebé! A segunda boa notícia é que como se vai cozinhar em grandes quantidades, numa só tarde podemos preparar abastecimento para um mês inteiro! 🙂 Então, qual é o melhor método a adotar?
Por um lado vai depender do tipo de alimento que se está cozinhar e do tipo de receita mas, regra geral, cozinhar a vapor será sempre o mais indicado uma vez que este método permite aproveitar toda a riqueza dos alimentos sem desperdiçar muitos nutrientes.
Para grandes quantidades de alimentos, um liquidificador ou processador de alimentos é uma boa opção. No entanto, no mercado, existem alguns aparelhos próprios para cozinhar para bebés, que cozem a vapor e trituram a diferentes velocidades.
Armazenar congelando
Basicamente este é o segredo de se poder preparar grandes quantidades de comida para o bebé – saber congelá-la!
Deve preparar a papinha e esfriá-la o mais rapidamente possível para evitar o aparecimento de bactérias. Para esfriar a papinha mais rapidamente tente espalhá-la num recipiente raso. Pode até posteriormente colocar esse recipiente dentro de outro contendo água fria, o que irá acelerar o processo.
Coloque as papinhas do bebé recém cozidas, no frigorifico no máximo até 2 horas após as ter cozinhado. Qualquer alimento que deixe estar à temperatura ambiente durante mais de duas horas, as bactérias podem crescer, e já não é seguro para o seu bebé comer.
Onde congelar papinha de bebé?
Pode utilizar cuvetes de gelo, preferencialmente as com tampa, senão pode cobrir uma cuvete vulgar com película aderente e já está!
Verta a papinha do bebé para os cubinhos, leve ao congelador e uma vez solidificada transfira cada um deles (1 cubinho = 1 dose de bebé) para sacos de congelação de preferência com fecho. Desta forma, poderá reutilizar as cuvetes novamente. Ao colocar os cubinhos de papinhas em sacos de plástico, pode também fazê-lo utilizando uma combinação que sabe que vai usar, por exemplo, maçã com pera, arroz integral com maçã, etc.
Em vez de cuvetes poderá usar recipientes plásticos próprios para ir ao congelador e microndas de maior capacidade para quando o seu bebé for um pouco maior.
Note que as papinhas duram até 3 meses no congelador e até 3 dias no frigorifico depois de descongeladas.
Aquecer a papinha
A melhor maneira de aquecer a papinha, é fazê-lo a vapor ou em banho maria, colocando o prato da papinha dentro de outro com água muito quente, até atingir a temperatura desejável.
Pode também aquecer a papinha no microndas, mas com algumas precauções:
- Certifique-se de que o recipiente que vai usar é próprio para microndas;
- Cubra o recipiente onde está a papinha.
- Depois de aquecer a papa, mexa cuidadosamente para dispersar todos os pontos quentes e obter uma temperatura homogénea.
Já está 🙂
Saina quais os melhores alimentos para cada etapa do seu bebé, aqui.