Preparação para o parto: sim ou não?
Hoje escrevo para os futuros Papás! Na minha “Consulta Dentro da Barriga” surgem, por vezes, questões relativas aos cursos de preparação para o parto e para a parentalidade, se valem ou não a pena. A minha resposta é sempre: SIM!
A maternidade e o nascimento de um bebé é um acontecimento único na vida de uma mulher/casal! As dúvidas são inúmeras e as inseguranças outras tantas, por isso mesmo, a realização destes cursos de preparação para o parto e parentalidade podem ser uma excelente ajuda, fornecendo conhecimentos e habilidades para lidar com os desafios que, naturalmente, irão surgir.
O ideal é iniciar o curso de preparação para o parto entre a 28ª e a 32ª semana de gestação. Nesta altura importa informar e capacitar a mulher e a pessoa que poderá acompanhar o parto para a utilização de posicionamentos e métodos não farmacológicos que possibilitem o relaxamento e alívio da dor e que ajudarão a vivenciar a experiência do nascimento do seu filho de uma forma positiva e inesquecível!
São momentos que recordaremos para sempre com uma emoção enorme e, claro, quanto mais positiva a experiência, melhor!
Há, ainda, alguns cursos que preparam os futuros Papás para a Parentalidade, com sessões teóricas e práticas de preparação das famílias para os cuidados a ter com o recém-nascido, nomeadamente o banho, a mudança da fralda, o manuseamento do bebé, posições para relaxar o bebé, massagem do bebé, entre outros. Também os recomendo, sobretudo para Papás de primeira viagem.
E quando o seu bebé nascer, a ForBabies estará cá para ajudar!
Até já!