Porque é que todos os pais deviam entender de desenvolvimento cerebral?
Perceber um pouco de neurociência pode dar muito jeito aos pais na tarefa mais importante da sua vida: Ajudar os seus filhos a desenvolverem-se o melhor possível, garantindo a sua felicidade e sucesso.
Não estou aqui a falar de neurociência profunda, mas de coisas simples que todos conseguimos entender e aplicar na prática no nosso dia a dia com os nossos filhos, em diversas situações. Todos nós nos apercebemos e ficamos orgulhosos com o quanto eles crescem, alguns de nós até marcamos na parede todos os centímetros que aumentam, mas poucos estamos atentos ao que se passa mesmo à frente dos nossos olhos, dentro dos seus cérebros!
O cérebro dos nossos filhos sofre inúmeras mudanças nos primeiros anos de vida e na maior parte dos casos elas podem afetar o seu comportamento. Hoje sabemos, através das neurociências, que o cérebro dos bebés, ainda imaturo, é capaz de coisas extraordinárias, mas ele ainda não é igual ao dos adultos e ainda precisa de desenvolver certas àreas até ser capaz de, por exemplo, autocontrolar as suas emoções ou planear as suas ações e respectivas consequências, ou, até mesmo, avaliar os riscos (como acontece quando eles se empoleiram num móvel lá de casa).
O problema é que muitos pais tomam como garantidas essas capacidades e exigem esses comportamentos dos seus filhos, esquecendo-se que eles não são “mini adultos”, nem “mini versões de si”. Da Psicologia vem a confirmação em inúmeros estudos, de que os pais que melhor compreendem e mais sabem acerca das etapas do desenvolvimento cerebral dos seus filhos, melhor comunicam e os guiam ao longo do caminho.
Entender que um bebé, quando está a chorar, precisa do seu colo, ou que uma birra é na realidade uma incapacidade de lidar com emoções que são demasiado grandes, para corações tão pequeninos, irá certamente ajudar a que todos os pais olhem para estes episódios com outros olhos, e saibam como reagir. O seu bebé não fica acordado a noite inteira porque o odeia, mas sim porque o ama tanto que não quer desperdiçar os únicos minutos do dia em que tem a sua atenção total.
Por isso mesmo, é importante sermos pais informados, entendermos e conhecermos as diferentes etapas do desenvolvimento, e sabermos como lidar com cada uma delas.
É também para isso que a ForBabiesBrain by Clementina existe: para dotar os pais de conhecimento científico, de uma forma fácil de entender, para que todos possam tomar as suas decisões de forma consciente.
Boas pesquisas!