Porque é que os bebés pedem colo?
A ciência explica…
Todos nós sabemos que depois de pegar no bebé ao colo difícil será colocá-lo noutro local. Mais interessante ainda é que a grandeza da sua vontade em pegar o recém-nascido ao colo é exatamente a grandeza de vontade do seu recém-nascido querer o seu colo!
Mas a verdade é que todos os bebés choram até serem colocados ao colo, onde já deve ter reparado que se calam imediatamente: o seu não deve ser exceção à espécie 😉
Aparentemente, parece haver uma excelente razão para que os bebés gostem e queiram colo (para além da razão mais óbvia: mimo!)
O que acontece quando pegamos ao colo?
Quando pegamos ao colo o nosso bebé, estamos ao mesmo tempo a estimulá-lo.
Ao pegar no bebé ao colo estamos a estimular recetores de pressão que relaxam o corpo do bebé. Faz também com que a frequência cardíaca do bebé abrande (em particular quando está a chorar), o que imediatamente induz o relaxamento corporal. Esta sensação no bebé também tem efeitos imediatos em quem pega no bebé ao colo, já que ajuda a reduzir o seu estado de stress, evitando assim uma escalada de ansiedade.
Aparentemente, os bebés também querem estar ao colo por um imperativo da nossa evolução biológica, uma vez que faz sentido as crias quererem estar próximas da sua fonte de alimento e proteção. É bastante inteligente e evoluído.
Para além destes fatores, os bebés querem colo porque precisam “como de pão para a boca” para o seu desenvolvimento saudável de contacto físico e conexão emocional com os seus pais.
Os recém-nascidos beneficiam muito do contacto físico pele-com-pele de forma continuada, já que este não só fornece calor para a pele do bebé, como também aumenta a qualidade do sono profundo e alerta silencioso, sendo ambos muito importantes para o desenvolvimento do bebé.
Naturalmente, é impossível andar o tempo todo com o bebé ao colo, especialmente quando se está desesperado por um banho ou uma soneca (ou provavelmente os dois). Aí entra a possibilidade de “usar” o seu bebé como uma segunda pele, com diversos tipos de slings para cada gosto.
Se isso não funcionar, e não tiver ninguém por perto para entrar em ação, tente não se sentir culpada por colocá-lo num local seguro, seja o berço ou a cadeira de baloiço, dizendo-lhe que a “mamã vem já” ou que “é só um bocadinho”, o que pode ir ajudando a que o bebé se vá habituando a estar algum tempo “longe” de si.
Resumindo, o seu bebé vai querer SEMPRE colo e, apesar de ter boas razões para isso, para o bem da sua própria sanidade não faz mal nenhum deixá-lo por alguns momentos no berço ou na espreguiçadeira (desde que não envolva choro).