Pequenas coisas que as crianças precisam para se sentirem amadas
Os pais amam os seus filhos incondicionalmente.
No entanto, qualquer mãe ou pai que trabalhe sabe o quanto pode ser difícil encontrar um tempinho para “respirar”, o que faz com que nem sempre mostremos aos nossos filhos o quanto os adoramos.
Felizmente, existem coisas simples que podemos adicionar às nossas rotinas diárias e que vão confrontar as crianças em relação aos nossos sentimentos por elas.
Ficam aqui algumas dicas simples, para os pais conseguirem passar um melhor tempo de qualidade com os seus filhos:
Guarde o telemóvel
Estamos em 2022 e cada vez mais, nos tempos de hoje, utilizamos o telemóvel tanto para trabalho, como para lazer, para não falar na dependência das redes sociais.
Agora já imaginou como seria as nossas vidas sem um smartphone? Seria apenas estranho de imaginar, não acha?
No entanto, é importante definir um tempo para parar de percorrer o Instagram ou de verificar os seus e-mails, e apenas concentrar-se totalmente no seu filho.
É extremamente importante prestar total atenção ao seu filho, ele precisa desses momentos consigo.
Crie momentos a sós com o seu filho
Isto é especialmente necessário quando se tem mais que um filho, para que possa dedicar algum tempo a cada criança, individualmente. Pode ter uma pequena duração, entre 10 a 15 minutos por dia, mas é suficiente para tranquilizar a criança, além de trazer vários benefícios para a relação.
Preencha esse tempo com o seu filho fazendo atividade simples, como por exemplo ler um história de acordo com a idade dele.
Defina limites
Pode parecer estranho, mas ter regras e limites que sejam razoáveis, e de acordo com a idade da criança, vai trazer vários benefícios.
Isto porque é importante ter uma rotina bem estruturada, para que todos saibam o que se esperar do ambiente à volta. Ter uma vida equilibrada, com regras e limites, vai fazer as crianças sentirem-se mais felizes e seguras.
Exemplo destes limites: estabelecer uma hora de dormir ou a criança ficar na mesa de jantar até que todas as pessoas tenham terminado a sua refeição.
Brinque com o seu filho
Brincar com a criança é uma das melhores maneiras para construírem uma relação de excelência. Além de trazer vários benefícios para o bom desenvolvimento emocional e cognitivo da criança, também vai assegurar ao seu filho o seu amor por ele.
Tente não interromper o seu filho
Ok, por vezes na correria do dia a dia podemos sentir que os nossos filhos nos podem fazer “perder” algum tempo com as suas intermináveis dúvidas, mas mesmo que ele já tenha perguntado pela milésima vez como nascem os bebés, é importante não interromper a criança. É importante ouvir e consolidar as perguntas e dúvidas das crianças, a bem do seu desenvolvimento emocional e cognitivo.
O livro SOS Pais pretende ser um guia para pais de crianças dos zero aos cinco, onde vai encontrar estas e outras dicas que a vão ajudar na incrível viagem que é parentalidade!