Pelo seu bebé , dance!!!
A dança com os bebés não é uma modernice da nossa sociedade, ??senão vejam: em tribos como a Nso dos Camarões, a mães valorizam muito a dança com os seus bebés, proporcionando-lhes grande estimulação corporal, ao balançarem consistentemente o bebé, levantando os bebés para cima e para baixo enquanto fazem contato visual.
Por contraste, as culturas ocidentais colocam um maior ênfase na autonomia e na capacidade de auto-regulação do bebé do que na parte emocional, sendo muitas vezes os pais recomendados a evitar o contato físico demais, ou seja, o colo, para que os bebés aprendam a ficarem independentes e a não se habituarem mal!
Curiosamente, tem sido demonstrado que crianças de culturas mais tradicionais tendem a sentarem-se e a andarem mais cedo do que seus pares do Ocidente ?
As neurociências têm vindo a demonstrar que o contacto pele-com-pele é absolutamente necessário para o desempenho do bebé. Ajudando o bebé a desenvolver uma vinculação segura o que lhe permite reduzir o stress e a associação de emoções positivas à relação com os outros e o mundo?
Para além disso, o movimento é essencial para a saúde do bebé porque facilita a circulação do líquido cefalorraquidiano, e ativa outros fatores neuroprotetores, podendo ajudar na aquisição de competências motoras como o caminha uma vez que dançar com o bebé serve para praticar o movimento, permitindo-lhes obter maior estabilidade e equilíbrio. Por outras palavras, dançar com o seu bebé vai ter um papel fundamental no seu desenvolvimento motor e no desenvolvimento das suas competências sociocognitivas.
Outro aspeto fundamental da dança interativa é a música e o ritmo. O primeiro ritmo ao qual estamos expostos é o batimento cardíaco de nossa mãe. Na verdade, um bebé sincroniza seu próprio batimento cardíaco e respiratório através dos batimentos cardíacos da mãe, ainda no útero. Após o nascimento, parece que continuamos numa busca rítmica nas nossas vidas, pois a música é omnipresente em todas as culturas e ao longo da história. Sabiam por exemplo que matemático Pitágoras foi o primeiro a prescrever a música com remédio alegando que as leis da harmonia inerentes à música poderiam ser aproveitadas para restaurar a harmonia para a mente humana, corpo e alma ?. Fantástico, não?!
Pois a musica tem o potencial de aumentar o vínculo emocional entre você e o seu bebé, pois não só a música promove a ativação do sistema límbico, como também estimula partes do lobo frontal envolvidas na regulação e processamento emocional.?
Aqui na clinica, quero sempre proporcionar o melhor para os bebés por isso desde há muito tempo que temos atividades de dança para os bebés com as suas mamãs e papás. Sempre com a tónica na relação do bebés com os seus pais através de movimento e musica agradáveis para ambos ??
Devo dizer que os pais adoram as danças latinas 🙂 Este ano vamos ter uma dança nova muito popular entre as mamãs que é a Zumba, e que tal experimentar?! Como sempre a minha filha foi a minha cobaia e posso assegurar-vos que as aulas para além de fantásticas me ajudaram a retirar os quilitos a mais ?