HealthFlex
×
  • Home
  • Serviços
    • Consultas de Psicologia
    • BabySense
    • Spa ForBabies
    • As escolhas da Clementina
    • Atividades
  • WeDoCare
    • Responsabilidade Social
    • Coronavírus
  • Sobre Nós
    • Quem somos
    • Contactos
    • Press
    • Lab
  • Loja
  • Clube
  • Academia
    • Cursos
    • Workshops
    • Faça você mesmo
    • Podcast
    • Livros
    • Youtube
    • Blog
  • Minha conta
  • 🛒

Pare de reagir!

Pare de reagir!
15 Agosto, 2020

Nós sabemos que quando o dia não corre assim tão bem e os nossos pequenos estão a fazer uma birra, porque não querem isto ou aquilo, a raiva vai  crescendo dentro de nós, em alguns mais rápido que outros. Infelizmente, por vezes “vomitamos” essa raiva em cima deles.  Tal como pedimos aos mais pequenos para não estarem com raiva, para não baterem, nós adultos não podemos descarregar a raiva para cima dos mais pequenos. Enquanto pais passamos a vida a tentar protegê-los, seja no carro, seja na rua, seja em casa e às vezes esquecemo-nos de os proteger de nós próprios… quando não queremos que os nossos filhos tenham medo de nós.

Se vissemos a nossa cara em certas ocasiões até nós ficávamos com medo… não está certo descarregar a raiva e dizer coisas como, por exemplo “estás a deixar-me com raiva, vou-me passar por tua causa”. Mas não é por causa deles! Às vezes é difícil de admitir mas a raiva cria-se dentro de nós e da interpretação que fazemos  em relação à circunstância.

Eu sei que muitos de nós podemos ter uma história de vida mais complexa, por vezes vimos de casas onde não tínhamos voz quando eramos pequeninos e tinhamos que fazer tudo o que nos mandavam.  Mas temos que arranjar forma de libertar dessa raiva sem ser em cima dos nossos filhos…

No momento em que o meu filho está a fazer uma grande birra e eu estou a ver tudo desarrumado à minha volta e não estou a conseguir responder, começo a sentir a energia a subir e a sentir que vou descarregar, a primeira coisa que tenho a fazer é parar. Se for preciso retiro-me da cena e digo à criança “Neste momento não estou a conseguir resolver isto,  não estou a conseguir falar contigo. Vou 5 minutos lá dentro e volto já.”.

A seguir é importante respirar, isto vai ajudar que as suas emoções acalmem,  vai ajudar com que deixe de pensar com o cérebro reptiliano, como os mais pequeninos, e passe a pensar com o seu cérebro racional. Isto vais permitir que avalie a situação de um ponto de vista mais lógico, mais racional, sem literalmente atropelar tudo  e descarregar no seu filhote.

Na terceira fase vamos voltar à cena, vamos falar com os nossos filhos, vamos nos conectar com eles. Pode ser o momento de pedir de desculpa, por exemplo. Explicar que não estivemos bem, que não havia razão para estar assim tão nervosa.  É também importante perceber o ponto de vista da criança, coisa que muitas  vezes não temos capacidade de o fazer, pois não nos colocamos nos “sapatinhos” deles.

Os nossos filhos não têm culpa da nossa vida passada, nem da nossa experiência que nos tornou de algum modo mais emotivas ou mais reativas.

Já não sabe mais o que fazer? A nossa Consulta SOS Birras pode ajudar. Marque já!

 

Clementina Almeida

Conheça a Mentora do Projeto!

Artigos Recentes

  • Eles largam as fraldas, não lhes tiramos as fraldas!

    Não sei se já repararam, mas ultimamente parece haver uma...

  • A Páscoa pode ser divertida, mesmo com distanciamento social

    Chegámos à época mais doce do ano, em que o...

  • Vamos falar de emoções?

    Como se sente ao falar das suas emoções? Consegue identificá-las...

  • O famoso bicho de sete cabeças: a birra

    Como pais, já todos nós tivemos oportunidade de nos confrontarmos...

  • Como ajustar o horário do seu bebé à mudança de hora da Primavera?

    Como ajustar o horário do seu bebé à mudança de...

Entre em Contacto Connosco!

    Nome (obrigatório)

    Nome Bebé (obrigatório)

    Data Nascimento Bebé (Caso Tenha)

    O seu Email (obrigatório)

    Telemóvel (obrigatório)

    Serviço

    Mensagem (obrigatório)

    Categorias

    • Alimentação
    • Atividades
    • Birras
    • Choro
    • Cólicas
    • Colo
    • Comportamento
    • Desenvolvimento
    • Desfralde
    • Dicas
    • Gravidez
    • Notícia
    • Parentalidade
    • Perdas
    • Receitas
    • Regressões
    • Sono

    Somos Especialistas em Bebés!

    Para marcar ligue 220120770 (Porto) ou 219363707 (Oeiras)

    geral@forbabiesbrain.com | geraloeiras@forbabiesbrain.com

    Rua das Antas 306, Porto | R. Monsenhor Manuel Teixeira, Loja 5B (entrada pela praceta nas traseiras), 1495-065 Miraflores, Algés

    Subscreva a nossa Newsletter

      Copyright For Babies Brain | 2020 - All rights reserved

      Iniciar sessão

      Esqueceu-se da senha?

      Create a new account

      Inserir/editar ligação

      Indique o URL de destino

      Ou crie uma ligação para conteúdo existente

        Nenhum termo de pesquisa especificado. Mostrando os itens mais recentes. Procure ou use as setas para cima ou baixo para seleccionar um item.