Papa em cubinhos
Como sabem eu acho sempre um excelente investimento, pelo menos no primeiro ano do Bebé optar por papinhas caseiras e de preferência com ingredientes biológicos. Usei com a minha filha e posso-vos dizer que ela tem 5 anos e nunca ficou doente, a não ser com constipações… pode não ter nada a ver mas a verdade é que papinhas que duram meses nas prateleiras de supermercados ou que passam por diversos processos de conservação não me inspiram muita confiança. E é preciso não esquecer que, neste período de tempo o cérebro está em pleno desenvolvimento e a arquitectar todos os sistemas incluindo o imunitário.
Por isso aqui deixo a forma mais fácil de preparar essas papinhas, de arroz integral, aveia, centeio ou cevada.
Ingredientes:
- 1/4 chávena de farinha de arroz integral
- 1 chávena de água
Modo de preparação:
- No caso de não arranjar farinha, coloque o arroz integral em grão num moinho (tipo moinho de café) e moa os grãos até obter uma farinha muito fininha.
- Coloque a água a ferver numa panela.
- Adicione a farinha de arroz, mexa muito bem
- Deixe cozer cerca de 10 minutos, mexendo constantemente, para não deixar ganhar grumos.
- Verta para cuvetes de gelo com tampa, ou sacos de cubos de gelo
Leve ao congelador e uma vez solidificada transfira cada um deles (1 cubinho = 1 dose de bebé) para sacos de congelação de preferência com fecho. Coloque na etiqueta o tipo de alimento e a data.
No início 1 cubinho é mais que suficiente para o bebé..
Desta forma, poderá reutilizar as cuvetes novamente. Ao colocar os cubinhos de papinhas em sacos de plástico, pode também fazê-lo utilizando uma combinação que sabe que vai usar, por exemplo, maçã com pera, arroz integral com maçã, etc.
No caso das frutas o ideal será cozer a fruta a vapor ou prepará-la no forno para variar um pouco o sabor e consistência, para logo depois seguir o mesmo método de congelação.
E bom apetite!