Os riscos de os bebés não gatinharem
Os bebés não devem “saltar” a fase do gatinhar
A fase em que o nosso bebé começa a gatinhar é algo emocionante para nós pais… percebermos que este é o primeiro passo dos nossos filhos em relação à mobilidade.
É uma etapa que assumimos que todos os bebés devem passar. Mas atualmente existe um número bastante grande de bebés, que não o fazem. Ao longo dos últimos anos isto tem gerado alguma discordância entre os profissionais de saúde em relação à importância de saltar ou não esta fase de desenvolvimento motor para o desenvolvimento global de um bebé.
No entanto, as últimas investigações são unânimes e reconhecem que o gatinhar é essencial e até mesmo crítico para um bom desenvolvimento de um bebé. Isto porque pode significar a diferença entre os bebés conseguirem segurar um lápis correctamente mais tarde na escola, ou terem força na parte superior direita do corpo para conseguir erguer-se do chão, ou até conseguir aquele movimento lateral que o cérebro precisa para ler, escrever e até mesmo compreender.
Agora, isto significa que se o bebé não passar pela fase do gatinhar, ele terá automaticamente algum tipo de problema na aprendizagem? Não necessariamente. No entanto, sabemos que existe uma ligação entre crianças em fase escolar com habilidades motoras subdesenvolvidas e bebés que saltaram algumas etapas cruciais do desenvolvimento.
Vejamos então quais são as vantagens de o bebé gatinhar:
Vantagens visuais: Ao gatinhar, os bebés ganham percepção visual e isto vai ajudar no desenvolvimento da visão. A criança aperfeiçoa habilidades visuais, que envolvem a percepção espacial e de profundidade. A criança, ao examinar um objeto à distância e, em seguida, utilizar as mãos para alcançar esse objeto, força os olhos a ajustarem-se a distâncias que são variáveis. Este trabalho visual vai ajudar o bebé a desenvolver habilidades cognitivas no futuro, das quais vai depender o sucesso na aprendizagem.
Benefícios na capacidade de resolução de problemas: Quem imaginava que gatinhar poderia melhorar as habilidades de resolução de problemas? Ao gatinhar as crianças desenvolvem a sua percepção visual, tanto de espaço como dos objetos ao seu redor. Através da tentativa/erro, os bebés também vão aprender a orientarem-se melhor à volta dos obstáculos. Todas estas capacidades estão relacionadas com a maior ou menor capacidade de resolução de problemas.
Benefícios cerebrais
De certeza que já ouviu falar no cérebro esquerdo e direito! Para que possamos tirar o máximo partido das nossas capacidades, estas duas metades do cérebro devem comunicar de forma eficaz entre elas. Isto não é completamente inato e depende de alguma estimulação por parte do exterior, sendo que gatinhar é um exemplo disso, uma vez que promove a comunicação entre ambas as partes do cérebro, estimulando também a coordenação. Para além disso, o gatinhar aumenta a auto-confiança e a segurança do bebé, que são tão importantes para a sua vida futura. Ou seja, quando um bebé gatinha, ele não esta só a gatinhar, outras partes do seu cérebro estão ao mesmo tempo a desenvolver-se: ele está também a assumir riscos, a lidar com o sucesso e com o fracasso também, a tomar decisões acerca de onde querem ir e a que velocidade o vão fazer e no final… a serem recompensados por isso! Com uma sensação de ter sido capaz!!!
Como pode ajudar o bebé a aprender a gatinhar ?
Uma das coisas básicas e a começar bem cedo é o momento de Tummy-time (ou seja, deitá-lo de barriga para baixo) o que vai ajudar a sentirem-se mais seguros para depois gatinharem. Este tempo de barriga para baixo ajuda o bebé a fortalecer os músculos do pescoço, ao levantar a sua cabecita.
Podemos também estimular esta fase colocando o bebé sentado, e com brinquedos à sua frente, o que vai fazer com que ele tente arrastar o corpo na direção do objeto, para que mais tarde se aventure a gatinhar.
Pode também colocar brinquedos próximos do bebé e ir aumentando a distância gradualmente (não muito longe). Não se esqueça que o bebé precisa achar que consegue chegar até o que ele deseja, para se sentir motivado a mover-se em direção a esse objeto. Ou então, como “brinquedo preferido do bebé” que é, você pode colocar-se à frente dele e chamar sua atenção, para que gatinhe até aos seus braços 🙂
Se quiser saber mais formas de ajudar o seu bebé a desenvolver a sua força muscular, para conseguir gatinhar, faça uma visita à ForBabiesBrain ou se quiser perceber porque é que o seu bebé ainda não gatinha, uma Consulta de Psicologia Pediátrica de Rotina.