Os bebés também precisam de dançar!

Já aqui falei da dança com bebés e dos seus benefícios. Hoje, deixo-vos aqui de forma mais resumida todas as vantagens que estas atividades podem ter para o seu bebé:
Torna o bebé mais desinibido
Dito assim até parece estranho, mas na verdade, assim como a dança nos desinibe e nos deixa fazer certas figuras que não faríamos de todo se não fosse a dançar, a ciência demonstra que também os bebés ficam mais “soltos” e apresentam mais facilidade no contacto social com os outros porque aprendem a fazer contacto com os olhos e a trocar sorrisos com outros bebés.
Fornece estimulação sensorial diversificada
Dançar é uma experiência de estimulação sensorial audiovisual completa para o seu bebé. A música estimula a audição, a emoção de ver novos rostos (que promovem o desenvolvimento visual), e desenvolve o sentido do ritmo e equilíbrio (que ajudam o desenvolvimento físico). É um exercício excelente para o bebé e os pais.
Excelente forma de se ligar ao seu bebé
Que melhor forma de se ligar ao seu bebé do que tocá-lo, dar-lhe colo e beijinhos e… dançar com ele?! Não há dor nas costas, quadris ou braços quando se usa um sling ou marsúpio para transportar o bebé, e enquanto está a dançar com ele, está a promover o aumento dos níveis de oxitocina (a hormona do amor) em ambos, reforçando vossa ligação afetiva e emocional.
Diminui os episódios de choro do bebé
Já aqui o disse várias vezes, andar com o bebé ao colo faz com que o bebé chore menos e há estudos que referem que usar um sling durante 3 horas por dia tem o efeito de reduzir em 43 % por dia o choro total do bebé. E sse olharmos especificamente para o choro de fim de tarde e noite o efeito é ainda maior, com uma redução de 54%. Bebés mais felizes significa pais mais felizes e descansados.
Ajuda a combater a obesidade infantil
Sim, os bebés também precisam de exercício e a obesidade infantil é um problema bem real! O que poderia ser um exercício melhor do que a dança, sendo que é algo que ambos podem desfrutar a qualquer hora do dia?
Serve de iniciação à música
Este benefício pode parecer óbvio, mas a dança também tem impacto no sentido musical do bebé, porque o ajuda a compreender a sincronização, os padrões, as melodias, etc. Isto é importante para o reconhecimento e melhor consciência de outro tipo de padrões noutros aspetos do dia-a-dia.
Traz felicidade
Sabia que durante o exercício físico ocorrem mudanças químicas no nosso cérebro, que são muito semelhantes às dos antidepressivos?! As pessoas fisicamente ativas recuperam mais rapidamente de uma depressão leve e a atividade física está fortemente correlacionada com uma saúde mental equilibrada à medida que envelhecemos.
Ainda tem dúvidas? Dançar é excelente tanto para o seu bebé como para si! Para além de poder vir a conviver com outras mães e outros bebés nas danças, não se fique por ai: da próxima vez que se sentir baixo, já sabe, basta por música, tirar os sapatos e dançar com o seu bebé ao colo.
Divirta-se enquanto ajuda a desenvolver o cérebro do seu bebé!