Os bebés são para andar ao colo, e terem muito mimo, sim!
O que é que um pai ou mãe não faria para ajudar o seu bebé a crescer de forma saudável e vir a tornar-se um adulto emocionalmente forte?! A Resposta parece estar no colo e no mimo que somos capazes de dar aos nossos filhos.
Pais e mães exaustas por todo o lado, sabem que andar com o bebé ao colo por vezes é a única forma de o acalmar, e muitos pais me dizem na consulta que não chega só andar ao colo que é preciso “andamento”, que quando eles param de andar o bebé “reclama”?
Pois pasme-se, porque as investigações recentes provam que, andar de um lado para o outro com o bebé ao colo vale o investimento, (e se calhar a compra de um sling ou marsúpio também☺). Isto, porque os bebés cujas mães pegavam ao colo movendo-se de um lado para o outro, quando comparados com bebés que as mães pegavam ao colo mas que se mantinham sentadas, apresentavam uma redução no choro, e uma diminuição imediata do ritmo cardíaco do bebé!
Os investigadores suspeitam que isto se deva seja porque o facto de andar com o bebé ao colo de um lado para outro de criar pressão na pele do bebé e segurar o bebé de forma suspensa, dá ao bebé uma sensação de calma induzida quimicamente. Ou seja, mais uma vez, não se trata de manhas ou de mau feitio do bebé, mas sim de algo que ele vem preparado milenarmente para nos solicitar, de forma a garantir a sua sobrevivência física e afetiva.
Divirta-se enquanto ajuda a construir o cérebro do seu bebé!