Os bebés precisam de ir ao Psicólogo?
Como psicóloga clínica especializada em bebés, todos os dias recebo vários pais interessados que me trazem os seus pequeninos à ForBabiesBrain, a fim de os conhecerem melhor. Contudo, ainda há muitas pessoas que ficam espantadas quando digo que sou psicóloga de bebés.
À primeira vista, cuidar de um bebé é bastante fácil: só é preciso dar leitinho, mudar fraldas e colocá-lo a dormir.
A verdade é que a primeira infância representa uma oportunidade única para auxiliarmos os nossos bebés no seu processo de desenvolvimento cognitivo e emocional. É nos primeiros 3 anos de vida que as fundações da sua saúde física e mental são construídas. Passado este período, já 85% do cérebro do bebé está formado, e praticamente tudo o que ele será enquanto adulto está decidido.
Entende agora que quanto mais cedo detetarmos sinais de alerta ao nível do desenvolvimento social, emocional e cognitivo, mais depressa podemos intervir e prevenir que estes tenham um impacto ainda maior no seu futuro? A nível mundial, reconhece-se que se deve começam a trabalhar estas competências quando o bebé ainda está na barriga da mãe, ou pelo menos, a partir do nascimento.
Quando as coisas não vão bem, os nossos filhos são astutos o suficiente para nos mostrar o seu desconforto através de alguns sinais, que podem por vezes ser difíceis de descodificar. Alguns dos sinais podem por exemplo relacionar-se com a alimentação e o bebé apresentar dificuldades a este nível, pode ser, por exemplo, através do sono que o bebé esteja a dar algum sinal de que algo não está bem com ele ou ainda, por exemplo, ser um bebé irritável, que chora demasiado sem motivo aparente… eles não falam, mas acredite que dizem muita coisa à sua maneira.
Por serem situações bastante complicadas de lidar, muitas vezes deixam os pais bastante angustiados, sem saber como agir.
É aqui que nós entramos em ação. Na ForBabiesBrain temos um conjunto de soluções que se adaptam a cada situação em particular – consultas de orientação para os pais, para retirar dúvidas ou assegurar que aquele é o caminho certo, consultas de avaliação de rotina, a psicoterapia para bebés, entre outras.
Queremos ajudar os pais a perceberem ainda melhor o bebé e a lidarem com estas pequenas inquietações da parentalidade.
Veja aqui a minha entrevista à revista Sábado sobre este tema.