Os bebés não acordam para mamar, os bebés mamam para adormecer!
Hoje gostaria de clarificar esta minha afirmação. Pois é, ao contrário de um dos “mitos urbanos” mais comum que diz que o bebé acorda de noite para mamar e por isso é necessário retirar-lhe o “vício da mama” , a ciência é perentória em explicar o quanto esta crença não poderia estar mais errada.
A amamentação representa muito mais do que uma forma de alimentação.
O leite materno pode realmente ajudar o bebé, uma vez que contém hormonas, aminoácidos e nucleótidos indutores do sono, cujas concentrações são mais altas durante a noite.
No momento da amamentação tanto o bebé como a mamã libertam a hormona colecistocinina, que tem um efeito saciante (depois de mamar o bebé fica satisfeito) e ao mesmo tempo um efeito sedativo, ou seja provoca sonolência tanto no bebé como na mãe. Esta hormona tem o seu pico quando o bebé começa a mamar, depois diminui e terá outro pico em 30 minutos para garantir que o bebé se alimenta.
Paralelamente dá-se a libertação de prolactina que provoca uma sensação de bem-estar e ajuda na produção do leite da mãe. A junção de ambas faz com que o leite materno seja um poderoso “cocktail” indutor de sono. Mais ainda, o leite materno contém o triptofano, que é um percursor da melatonina, o que faz com que o bebé adormeça mais facilmente à noite e prolongue o sono por períodos mais longos. o que se revela muito importante para o sono do bebé, já que a produção de melatonina e o ritmo circadiano do bebé ainda são muito imaturos e até aos 12 meses se irão manter instáveis.
Como se não bastasse de razões pelas quais o bebé procura a mama para voltar a adormecer após um despertar noturno, acrescentamos ainda a produção de serotonina e ocitocina, as chamadas hormonas do “amor”, que levam o bebé a sentir segurança, carinho e amor, o que o ajuda não só no sono mas também também no seu desenvolvimento.
Assim percebemos como é que adormecer na mama ou mamar para adormecer é uma mais valia da nossa espécie e não algo negativo ou um “vício”.
As razões pelas quais os bebés têm despertares noturnos: por questões de sobrevivência nos primeiros tempos de vida, por dores, porque estão a desenvolver uma nova competência, porque as condições ambientais não favorecem o sono, etc… mas nunca porque têm o “vício da mama”
Sabendo toda esta informação acerca do leite materno podemos ficar todos descansados, pois não só os bebés não ficam “mal habituados”, como nós estamos a fazer o melhor que podemos quando damos maminha sempre que nos pedem.
Confie nos seus instintos, se amamentar para dormir está a funcionar para si e para o seu filho, então continue a fazer o que é certo para si. Amamentar para dormir é a norma biológica.