HealthFlex
×
  • Home
  • Serviços
    • Consultas de Psicologia
    • Sono
    • BabySense
    • Spa ForBabies
    • As escolhas da Clementina
    • Atividades
  • WeDoCare
    • Responsabilidade Social
    • Protocolos
    • LAB
  • Sobre Nós
    • Quem somos
    • Contactos
    • Press
  • Loja
  • Clube
  • Academia
    • Cursos
    • Workshops e Webinars
    • Faça você mesmo
    • Podcast
    • Youtube
    • Livros
    • Blog
  • Minha conta
  • 🛒

Oh não! Chegou novamente a altura da mudança da hora!

Oh não! Chegou novamente a altura da mudança da hora!
19 Março, 2022

A mudança da hora não parece ser um bicho de sete cabeças para quase nenhum adulto excepto para nós, mães de bebés ou crianças pequenas.

Para os nossos filhotes esta “pequena” mudança de hora pode ser o suficiente para atrapalhar a rotina toda (principalmente agora, que finalmente a conseguimos implementar!).

Contudo, esta alteração da hora pode não ser um pesadelo para as mães cujas crianças adoram acordar cedíssimo, como às 05:30h da manhã, esta mudança pode significar que agora passam a acordar às 06:30h da manhã. Ganhámos uma hora, que bom! Só nós sabemos a diferença que faz “apenas” uma hora de sono. Contudo, nem todas temos essa “sorte” por isso, aqui estão 3 estratégias possíveis para adotar nesta mudança da hora.

PLANO A

Para as mães que referimos há pouco, basta adiar a hora a toda a rotina, ou seja, basicamente não fazer nada. Se antes os nossos filhotes se deitavam às 19h e se levantavam entre as 05:00h e as 06:00h, passarão agora a ir dormir às 20h e a levantar entre as 06:00h e as 07:00h. As rotinas de alimentação deverão também respeitar estas alterações. Para as famílias em que esta mudança de horário não é possível integrar ou cujos filhos já se vão deitar tarde e não convém deitarem-se ainda mais tarde – não esquecer que o sol ajuda a regular o tempo em que estamos acordados e a dormir, dormir ainda mais tarde pode levar a diversos despertares noturnos ou a que as crianças acordem mais cedo não dormindo o que precisam, seguimos então para outro plano.

 

PLANO B

Faça o ajuste da hora bem devagarinho e antecipadamente. Cerca de uma semana antes adiante as rotinas todas entre 10 a 15 minutos por dia. Comece pela manhã, ou seja, tente que o seu bebé acorde 10 a 15 minutos mais cedo e faça tudo com 10 a 15 minutos de avanço. Nós sabemos que custa, mas mais vale uma semana controlada do que uma rotina estragada, descontrolada e por tempo indeterminado. Se fizer isto todos os dias quando chegar ao dia de mudar a hora já não precisa de mudar nada na sua rotina. Se as sestas estiverem a ser determinadas pela “janela de tempo” que o seu filhote aguenta acordado pode continuar a respeitá-las, uma vez que já alterou o primeiro acordar tudo vai encaixar  certinho e quando chegar a altura de ir dormir à noite vai colocá-lo entre 10 a 15 minutos mais cedo. Se as sestas tiverem horas determinadas então basta adiantá-las os tais 10 a 15 minutos.

 

PLANO C

A terceira estratégia possível, ajuste durante o fim de semana. No sábado, dia 28, faça com que os  seus pequenos acordem 30 minutos antes da hora e faça a rotina toda 30 minutos mais cedo. Ou seja, quer as sestas respeitem a “janela de tempo” que o seu filhote aguenta acordado, ou seja, em horários fixos vai adiantar 30 min. (e as refeições também). No domingo (uma vez que já mudou a hora) vai acordar o seu bebé à hora a que ele antes acordava. Por exemplo, se o seu filho acordava sempre às 8:00h no sábado irá acordá-lo às 07:30h mas no domingo, uma vez que já estamos no horário de verão, irá acordá-lo às 08:00h.

Seja qual for a estratégia que escolha existem  três “truques” que facilitam todo o processo:

O primeiro é tentar garantir que durante o tempo acordado o seu filho tem a maior quantidade de exposição solar  possível. O sol é o nosso melhor amigo no que toca ao sono, graças ao ritmo circadiano que se rege pela luz solar e é o responsável pela libertação do cortisol (hormona do stress mas também, a hormona que nos permite estar ativos durante o dia) e da melatonina (hormona do sono).

Outro truque é não abdicar da rotina que tinha (se não tinha, aqui está uma boa altura para começar uma). As crianças dão-se bem com rotinas e os nossos corpos também. No entanto, mais do que uma rotina de horas referimo-nos a rituais para adormecer. Se costuma embalar o seu pequeno nos seus braços ou ler uma história continue a fazê-lo. Não existe mimo a mais, muito menos para adormecer e para além disso, se resulta é o que importa!

Por último, tenha paciência. Nós sabemos que parece mais fácil falar do que praticar. A realidade é que o seu bebé é um ser humano como nós e se já tinha problemas de sono antes de qualquer alteração de rotina vai ser mais difícil de gerir.

Por outro lado, se não conseguir implementar estas estratégias, ou se por algum motivo correr mal, tente não ficar demasiado ansiosa e pode sempre marcar uma consulta com a nossa equipa ForBabiesBrain que poderá ajudá-la com qualquer questão do sono que a preocupe.

Artigos Relacionados:

Dicas para a ajudar a si, recém-mamã, a dormir Já parou para pensar quantas vezes diz NÃO ao seu filho?! Coisas que podemos aprender com os bebés acerca da vida

Clementina Almeida

Conheça a Mentora do Projeto!

Artigos Recentes

  • E quando chega um irmão mais novo?

    A rivalidade entre irmãos é natural, uma vez que os...

  • Como as crianças entendem a morte de um animal de estimação?

    Apoie o seu luto, ao reconhecer a sua dor. As...

  • Dia internacional da família

    Hoje comemora-se o Dia Internacional da Família que, como facilmente...

  • Pequenas coisas que as crianças precisam para se sentirem amadas

    Os pais amam os seus filhos incondicionalmente. No entanto, qualquer...

  • Mas porque é que ele não me ouve?!?

    Uma das coisas com que nós pais temos que nos...

Entre em Contacto Connosco!

    Nome (obrigatório)

    Nome Bebé (obrigatório)

    Data Nascimento Bebé (Caso Tenha)

    O seu Email (obrigatório)

    Telemóvel (obrigatório)

    Serviço

    Mensagem (obrigatório)

    Categorias

    • Alimentação
    • Amamentação
    • Atividades
    • Birras
    • Choro
    • Cólicas
    • Colo
    • Comportamento
    • Desenvolvimento
    • Desfralde
    • Dicas
    • Gravidez
    • Notícia
    • Parentalidade
    • Perdas
    • Receitas
    • Regressões
    • Sono

    Somos Especialistas em Bebés!

    Para marcar ligue 220120770 (Porto) ou 219363707 (Oeiras)

    geral@forbabiesbrain.com | geraloeiras@forbabiesbrain.com

    Rua das Antas 306, Porto | R. Monsenhor Manuel Teixeira, Loja 5B (entrada pela praceta nas traseiras), 1495-065 Miraflores, Algés

    Subscreva a nossa Newsletter

      © Copyright ForBabiesBrain | 2022 - All rights reserved
      WEBINAR ONLINE ➡️ Segredos das crianças bem comportadas e famílias felizes ❤️ 15 Junho | 21h
      INSCREVA-SE

      Inserir/editar ligação

      Indique o URL de destino

      Ou crie uma ligação para conteúdo existente

        Nenhum termo de pesquisa especificado. Mostrando os itens mais recentes. Procure ou use as setas para cima ou baixo para seleccionar um item.