Oh não! Aqui vamos nós outra vez! Mais uma regressão!
O seu bebé chegou aos 2 anos e até já dormia bem… mas parece que agora recuou no tempo e está a voltar às noites mal dormidas, para ele e para toda a família.
É verdade! Lamento dizer-lhe, mas esta é também uma altura em que acontece um pico de desenvolvimento e, com ele, adivinhe…..uma regressão do sono. Na verdade como já aqui dissemos o termo REGRESSÃO não será o mais adequado já que estas fases representam sempre PROGRESSÃO.
O que está, então, a acontecer na vida do seu bebé aos 2 anos? Muitas conquistas, muitas transições! Muitas competências a consolidar, alguns dilemas a sentir! Um corpo e um cérebro a expandir-se ainda mais!
Ora vejamos…
Por volta dos 2 anos, é comum acontecer várias mudanças na vida do bebé, nomeadamente: desfralde, transição do berço para a sua cama, alguns pesadelos assustadores, entrada para a creche e/ou eventualmente um irmãozinho novo. Estão, então, reunidos alguns dos ingredientes que estão na base de uma regressão de sono séria e exaustiva.
Entre os 2 os 3 anos, o seu bebé está a enfrentar uma fase de “indecisão”, de uma certa ambivalência: por um lado, não quer deixar de ocupar o lugar de “bebé da família”; por outro, quer explorar o mundo ao máximo, fazendo birras porque quer ter ele também a capacidade de controlar o seu mundo.
Nesta idade, o seu bebé já percebeu que consegue influenciar o mundo ao seu redor e sente a necessidade de fazer valer a sua vontade, e precisa de se afirmar. No fundo, para ser mais tarde uma pessoa com vontade própria e não uma “Maria vai com as outras”. Assim, surgem birras e mais birras para reafirmar a sua independência e diferença em relação aos outros.
No entanto, este forte desejo de autonomia do seu bebé revela também alguma insegurança e ansiedade, que podem ser manifestadas quando o bebé se agarra à roupa da mãe (sabe, aquele efeito velcro que todos passam?!) ou quando reage intensamente a um simples afastamento seu; quando necessita de ter sempre consigo uma mantinha, um peluche ou outro objeto de conforto e segurança.
Ainda assim, é importante referir que o seu bebé poderá adotar outros comportamentos, tais como chuchar no dedo ou esfregar o lóbulo da orelha. Esta aparente ambivalência não é preocupante e faz parte deste período exponencial de desenvolvimento do bebé.
É, então, natural que também a qualidade do sono do seu bebé esteja influenciada durante este pico desenvolvimental.
Para conhecer melhor o sono do seu bebé, poderá consultar o vídeo no nosso canal do Youtube ou então os nossos artigos do blog.
No caso de continuar a sentir-se “à beira de um ataque de nervos”, temos pensada para si a nossa Consulta de SOS Sono.