Oh não…aí vem mais uma! A regressão dos 18 meses!
As regressões do sono podem ser um desafio para todos os envolvidos, mas são uma parte normal – e às vezes necessária – do desenvolvimento infantil. Elas tendem a ocorrer por idades específicas, mas cada bebé é único e por isso podemos ver as regressões em cada bebé com sinais diferentes.
Quanto mais desafiantes e estimulantes os dias, mais agitadas podem ser as noites porque é durante a noite que o cérebro do bebé processa toda a informação interiorizada. Várias mudanças se dão na vida do bebé nesta etapa e maior necessidade de adaptação lhe é exigida: tem um bebé nas mãos que tem opiniões, provavelmente demonstra-as nas suas poucas palavras e tem a capacidade de fazer birras ao atirar-se para o chão quando a coisa não lhe corre de feição. As habilidades de comunicação nesta idade estão a aumentar constantemente, o que significa cérebros muito ativos com dificuldade em acalmarem-se. O seu bebé de 18 meses já desenvolveu alguma independência e agora está equipado para lhe dizer se quer ou não quer ir dormir. Por isso, pode tornar-se mais opositor, sobretudo na hora de ir dormir, resistindo ao sono, ou ao acordar, resistindo a levantar-se.
A par disto, a ansiedade de separação dos pais intensifica-se, embora em simultâneo os bebés comecem a tornar-se mais autónomos querendo comer com a própria colher ou bebendo do próprio copo, ou até por si mesmos fazer construções. Esta crescente independência promove maior vontade de participação e decisão, o que faz em muitos casos aumentar as frustrações e as birras perante as impossibilidades dos limites do real.
Nesta altura, o seu bebé pode estar a lidar com as dores de dentes devido ao aparecimento dos caninos e dos primeiros molares, que provocam muito desconforto.
Embora nesta fase não gostem que lhes pegue, querem mais atenção e estão completamente desejosos de conversar com as pessoas mais próximas. Aos 18 meses, os bebés aprendem em média cerca de dez ou mais palavras por dia, o que obriga a que os adultos tenham de ter muito mais atenção ao que dizem quando os têm por perto.
Começam também a interessar-se por livros, virando as páginas e tornando-se interessados nas figuras. Esta é uma boa fase para lhe contar mais histórias, quer inventadas, quer estruturadas, aumentando assim o seu potencial de imaginação e o seu vocabulário.
Muitas vezes querem subir e descer escadas sozinhas, começam a andar sem apoio e começam a comunicar e a brincar mais com outras crianças, tornando-se também mais possessivas em relação ao que consideram seu, nomeadamente os seus brinquedos e imitam outros meninos e adultos que os rodeiem, tal como os hábitos da família em que estão inseridos por via do faz-de-conta.
Todos estes factos correspondem a um desenvolvimento cerebral cada vez mais evoluído, que leva a uma maior atividade mental. Ora, quem quer dormir com tanta vida a acontecer? Mas não se preocupe. É apenas uma fase e significa apenas que o seu bebé está a evoluir como deve na exploração da vida!
Nesta fase é importante seguir as rotinas estabelecidas durante as regressões do sono. Ao mesmo tempo, faça o que precisa para garantir que todos durmam. Afinal, uma boa noite de sono é vital para o desenvolvimento da criança e é igualmente importante para o bem-estar dos pais.
Para conhecer melhor o sono do seu bebé, poderá consultar o vídeo no nosso canal do Youtube ou então nos nossos artigos do blog.
No caso de continuar sem saber o que fazer, relembro que temos pensada para si a nossa Consulta de SOS Sono.