O super poder da leitura !
Acho que será, mais ou menos, do conhecimento geral que ler na hora de dormir promove os nossos laços afetivos com o Bebé e dá-lhe o mimo extra que a correria do dia-a-dia não permite. Ler uma história à noite vai ajudar o seu Bebé a adormecer e a “sonhar com os anjos”.
No entanto, o que nem todos sabem e que a ciência nos demonstra é que, estes momentos especiais, têm ainda mais benefícios do que aqueles que pensávamos: estes momentos têm a capacidade de desenvolver o cérebro dos nossos filhos, mesmo o dos mais pequeninos.
Esta rotina noturna adquire, assim, poderes incríveis porque à medida que a história avança e que nós e os nossos filhos viajamos pela selva, andamos a cavalo e lutamos contra dragões, pela história fora, a verdade é que estamos mesmo a promover o desenvolvimento dos seus cérebros, desde o aumento das competências lógicas, à diminuição dos níveis de stress, até à promoção de competências linguísticas!
Há, inclusivamente, uma clara evidência das diferenças entre os cérebros das crianças que têm esta rotina em comparação com as que não a têm…a boa notícia é que estas diferenças não são definitivas e qualquer criança pode alcançá-las!
O cérebro fica ativado no momento da história porque à medida que lemos a história e enfatizamos alguns sons – “ooo”, “aaa” – ou prolongamos os sons de outras – “queeeentinha”-, na realidade estamos a estimular as conexões entre neurónios (células cerebrais) na parte do cérebro que processa os sons da linguagem (o córtex auditivo).
Para além disso… sabe aquela frase que ouvimos vezes sem conta dos nossos filhos, “só mais uma”, “por favor conta mais uma história”, e que na nossa cabeça só significa que eles estão a tentar atrasar a hora de dormir?! Pois, a verdade é que o que provavelmente não sabe, é que ao ler uma história vezes sem conta, está a aumentar as capacidades de raciocino lógico do seu filho: da primeira vez que uma criança ouve uma história não consegue captar tudo, mas à medida que ela se repete, o seu filho vai começar a dar conta dos padrões e sequências, começando a perceber que, se numa página um personagem faz uma pergunta é natural que, na próxima, vá aparecer a resposta!
Mais, as crianças com esta rotina começam a ter a capacidade de predizer os acontecimentos futuros tendo como base o conhecimento anterior. Mais tarde, estas aprendizagens de padrão, sequência e previsão de acontecimentos, vão ajudar noutras áreas do saber desde a ciência, da música ou da matemática.
O facto de as crianças desfrutarem dos Pais a lerem-lhe uma história ao deitar, faz também com que se sintam amadas e seguras neste momento de conforto o que vai ajudar a diminuir os seus níveis de stress, que, quando está elevado (por entrar numa nova escola, ou ter problemas com os amigos), pode inibir ou dificultar a aprendizagem!
Com base nestas e noutras descobertas científicas os pais dispõem agora de uma nova história para enriquecer a biblioteca de lá de casa e tornar o momento de deitar mais fantástico: a história da Olívia, a ovelha que não queria dormir!
Mas esta história fica para outro dia…