O sono quando o bebé está doente
Nesta altura do ano com tantas gripes e constipações é natural que o seu bebé acabe por ficar doente e que o sono, que até já estava bem encaminhado, de repente regrida de novo para a estaca zero.
Por mais que tentemos prevenir, muitas vezes acaba por ser inevitável o bebé acabar por ficar doente. Não se desespere e tente fazer com que ele (e você) se sinta melhor mais rápido.
Porque é natural que os bebés, quando estão doentes, tendam a acordar com mais frequência. Isso geralmente ocorre devido ao desconforto causado pela parte superior congestionada, dor de barriga, etc.
Ou seja, quando já achava que o seu bebé já tinha atingido aquele marco tão desejado de “dormir a noite toda”, eis que uma doença pode fazê-lo acordar a cada duas horas, como nos primeiros tempos.
Por isso, nesta fase, coloque as suas expectativas em relação a uma noite completa de sono de lado e dê mais amor e colinho do que nunca! O que ele menos precisa é de horários rígidos, “aprender a dormir de qualquer forma”, e por aí fora. E lembre-se, esta fase não quer, de todo, dizer que o bebé nunca mais vai conseguir voltar a dormir como antes.
Vamos lá saber o que podemos fazer para ajudar o seu bebé com o sono, tão vital quando ele está a lutar contra uma doença, não é mesmo?
Extra colo e extra mimo
O seu bebé doentinho precisa de si! Colo, embalo e cantar são muito importantes para que o bebé confie, relaxe e consiga induzir o sono. Quando as crianças estão doentes, elas precisam mesmo MUITO do seu conforto e é importante que se sinta em sintonia com o corpo do seu filho.
Muitos líquidos
Manter a hidratação é muito importante! Por isso, certifique-se de que o seu bebé esta a ingerir bastante líquidos para evitar a desidratação. Dependendo se está a amamentar ou não, ofereça ao bebé a mama ou biberão com mais frequência do que o normal para proporcionar hidratação e conforto. O seu bebé, estando doente, pode não se alimentar como era costume, portanto, snacks menores mas mais frequentes irão evitar a desidratação. No caso de bebés com mais de 6 meses pode ser útil oferecer um pouco de água. Não dê água ao seu bebé se ele tiver menos do que 6 meses, porque os seus rins não têm maturidade suficiente para lidarem com a água. O leite materno ou o suplemento são melhores nesta fase.
Dormir muito
Na verdade dormir é talvez o melhor remédio que o seu filho precisa. O corpo precisa dormir, e muito, para combater as infeções. Informações privilegiadas: a pesquisa mostra que, quando dormimos adequadamente, o nosso sistema imunológico está melhor preparado para combater infecções. Isso significa que ajudar o seu pequeno a dormir é uma parte vital da prevenção e do combate a doenças! Na maioria das vezes, a Mãe Natureza toma conta disso fazendo com que o bebé durma mais e com mais frequência. Isso pode significar que o bebé queira ir para a cama mais cedo, dormir até mais tarde e tirar uma soneca a mais. É melhor deixá-lo dormir o quanto for necessário, se a sua agenda permitir. Tente dentro do possível manter sua rotina normal de dormir. Estar atento aos sinais de sono do bebé é muito importante para ajudar o seu filho a dormir o melhor que puder para se recuperar. Evite situações que estimulem o seu bebé e mantenha-o o mais calmo possível.
Vaporizador ou humidificador
Ambos podem ajudar a desobstruir as vias aéreas congestionadas e aliviar a zona superior. Alguns até têm luzes agradáveis que podem ajudar o bebé a voltar a relaxar. Colocar um humidificador a frio no quarto do bebé ajuda a manter o ar húmido e a facilitar o descongestionamento.
Banho morno
Provavelmente, isso já faz parte da sua rotina de dormir, então continue assim. Mergulhar num banho quente pode ajudar a aliviar a congestão e acalmar os músculos doloridos. Também ajuda a relaxar o bebé e a prepará-lo melhor para dormir.
Massagem
Uma massagem suave de corpo inteiro antes de dormir pode realmente deixar o seu bebé doentinho mais relaxado e pronto para dormir um pouco mais profundamente, especialmente se estiver com o corpinho com dores provocadas pela doença. A massagem também pode ajudar a aliviar a dor na barriguita e é também uma excelente tática para usar no meio da noite e conseguir que ele volte a dormir.
Como tentar que o bebé volte ao seu padrão de sono depois da doença
Se já veio a uma das nossas consultas continue com as estratégias que lhe tínhamos recomendado.
Experimente as nossas sessões de Brain Spa Sleep que de certo vão ajudar o seu bebé a voltar a um padrão de sono mais saudável e de acordo com a sua idade e nível de desenvolvimento.
Lembre-se, não está sozinha, não é fácil lidar com um bebé doentinho, mas você vai conseguir!
Quer saber mais acerca do sono do bebé? Veja o vídeo com dicas para o bebé dormir melhor.