O Sono nos Recém-Nascidos
Um bebé que acaba de nascer vem para um mundo completamente diferente daquele a que estava habituado. Na barriga da mamã os bebés estão constantemente em suspensão, sendo balançados pelo nosso andar. O ambiente é escuro e húmido com constante contacto pele com pele. Em termos sonoros, o ambiente é tudo menos silencioso, já que o bebé escuta o sons do funcionamento do sistema respiratório, digestivo e de circulação da mãe e as vozes do exterior, bem abafadas. Neste mundo frio, em que não há contacto pele com pele constante e que há muita luz e muitos barulhos (muitas vezes altos), o bebé na verdade tem alguma dificuldade em se aperceber que nasceu, só sabe que tudo mudou.
Para além destas mudanças todas, os bebés quando nascem deixam de ter o seu sono regulado por hormonas maternas e por isso não têm o ritmo circadiano desenvolvido. Daí que não exista um padrão no que toca aos ciclos de sono/vigília, o que por norma só se desenvolve entre os 4 e os 6 meses.
Mas o que é isto do ritmo circadiano? O ritmo circadiano é a capacidade de distinguir a noite do dia. Esta distinção é importante pois transmite a informação ao cérebro de que devemos produzir hormonas que nos deixam ativos e com energia pela manhã e hormonas que nos deixam mais tranquilos e sonolentos no fim do dia.
Por isso, no recém nacido os momentos em que o bebé se encontra a dormir são de curta duração, cerca de 30 a 40 minutos e passam a maior parte deste sono em sono REM, que é um sono muito leve mas que é extremamente importante para o desenvolvimento cerebral. Este fator deve-se a um compromisso entre a mãe natureza e nós, mães humanas. Para nós podermos andar em duas pernas e fugirmos com mais rapidez aos nossos predadores (um marco extremamente importante no desenvolvimento da sociedade), ao longo da nossa evolução os nossos quadris tiveram que ir reduzindo, o que não permite que os bebés fiquem na nossa barriga até ter o cérebro tão desenvolvido quanto os outros mamíferos quando nascem. Este crescimento cerebral é então feito após o nascimento. O que quer dizer que os nossos bebés são extremamente dependentes dos pais e que precisam de muito sono REM para conseguir desenvolver melhor o cérebro. Nesta fase, o tempo acordados ou a dormir é determinado por um fator apenas, o tempo que a “bateria” deles aguenta. Quando a bateria acaba, os bebés dormem. Quando a bateria carrega, os bebés acordam.
Resumindo, o ideal é durante os primeiros 3 a 4 meses de vida tentar replicar ao máximo as condições que o bebé tinha ainda dentro da barriga. E uma das melhores formas para o fazer é utilizando o sling enquanto faz contacto pele com pele. A pele com pele vai também ajudar a regular a respiração e a temperatura dos bebés. O sling vai permitir replicar a constante suspensão e balanço enquanto andamos.
Respeitar o sono e as necessidades dos bebés vai permitir um melhor desenvolvimento e que o bebé cresça saudável, forte, independente e cheio de potencialidades. Aproveite a bolhinha de amor que estes primeiros meses trazem e não dê tantos ouvidos às pessoas de fora. O instinto de mãe é o melhor que há, confie no seu instinto!
Bons soninhos…
Para agendar a sua consulta online SOS Sono Recém Nascido só tem que nos ligar! Se a sua área de residência é na zona (ou próxima) do Porto contacte-nos através do 220120770. Se mora na zona de Lisboa ligue 219363707.
Saiba mais sobre o sono do bebé nos nossos vídeos do youtube / Podcast.