O sono dos bebés nos dias de hoje

Porque estamos tão obcecados com o sono dos bebés? Já reparou que, na sociedade ocidental, existe uma verdadeira obsessão pelo sono dos bebés?
Quando alguém se aproxima de uma recém-mamã, mais cedo ou mais tarde, no decorrer da conversa, lança a derradeira pergunta: E que tal, dá boas noites? É um bebé fácil?… Porque será?
Na verdade, esta é uma questão recente na História da Humanidade, pois ela não se colocava há 100 anos. De facto, a forma como a nossa sociedade evoluiu – com mães, pais e avós a trabalharem quando nasce o bebé – modificou as nossas necessidades, os nossos papéis na família e, por consequência, as expectativas que temos relativamente ao sono dos bebés. Mas serão os bebés o problema? Ou o problema será o nosso estilo de vida nesta sociedade moderna ocidental?
Na maior parte das famílias, o pai e a mãe trabalham e, para serem produtivos, é necessário que tenham boas noites de sono, o que deixa de ser uma realidade quando se tem um bebé! Por isso, esta é a primeira razão pela qual os pais procuram informação, conselhos e livros sobre o sono do bebé: a sua necessidade fisiológica de dormir mais horas por noite.
Para além disto, se pensarmos um pouco, com a velocidade a que correm os nossos dias e com as horas que sobram no final de um dia para estarmos em família – digamos sair do trabalho às 18 horas, ir buscar o bebé à creche ou aos avós, ir para casa (não esquecer o trânsito), preparar o jantar, dar banho, jantar, preparar tudo para o dia seguinte, iniciar a rotina para dormir… –, resta-nos muito pouco tempo de qualidade para estarmos com as pessoas mais importantes das nossas vidas: os nossos filhos! E eles reclamam, “lutam contra o sono” (os bebés são peritos nisto!), prolongam o momento de adormecer, acordam muitas vezes de noite…
Já pensou que é durante a noite que o seu bebé usufrui da sua atenção total? Pois é, com o nosso ritmo de vida alucinante e pouco respeitador das necessidades dos bebés, falhamos muitas vezes quando se trata de dar aos nossos filhos o que eles mais precisam: NÓS!
Regra geral, do fim de tarde até à meia-noite a coisa tende a piorar, porque os bebés, mantendo-se acordados, certificam-se de que vão receber mais atenção dos pais, garantindo, assim, tudo o que precisam para a sua sobrevivência psicológica.
Quer saber mais sobre o sono do seu bebé, e como conseguir noites mais felizes e tranquilas? Continue a ler em “Socorro! O meu bebé não dorme”, Porto Editora.