HealthFlex
×
  • Home
  • Serviços
    • Consultas de Psicologia
    • Sono
    • BabySense
    • Spa ForBabies
    • As escolhas da Clementina
    • Atividades
  • WeDoCare
    • Responsabilidade Social
    • Protocolos
    • LAB
  • Sobre Nós
    • Quem somos
    • Contactos
    • Press
  • Loja
  • Clube
  • Academia
    • Cursos
    • Workshops e Webinars
    • Faça você mesmo
    • Podcast
    • Youtube
    • Livros
    • Blog
  • Minha conta
  • 🛒

O seu amor e o temperamento do seu bebé

O seu amor e o temperamento do seu bebé
2 Janeiro, 2021

Os nossos bebés são únicos e especiais. Eles crescem com o que podem, ou seja, com aquilo que os deixamos crescer.

Um aspeto daquilo que torna os nossos pequeninos tão únicos é o seu temperamento, aquilo que os torna tão exclusivos! Este aspeto não é algo que se possa escolher, pois trata-se da expressão de como o cérebro do nosso bebé se organiza, cresce e está arquitetado (desde o momento da concepção até ao momento do nascimento).

O temperamento desenvolve-se, então, desde cedo e é influenciado quer pela biologia, quer pelas experiências que os nossos bebés e crianças vivem (e essas experiências são da nossa responsabilidade, papás!), assim como tem e terá impacto na forma como a criança se vai relacionar com o mundo, com os outros e terá impacto na sua saúde mental e desempenho escolar. Então, sendo nós pessoas diferentes com características tão diferentes, assim são também os nossos pequenotes.

Partindo desta ideia da diversidade podemos falar de 3 + 1 tipos de temperamento. 3 + 1 sim! Podemos ter bebés com um temperamento fácil, bebés “difíceis de arrancar” e bebés com um temperamento difícil + bebés com temperamentos mistos. Quando falamos em bebés de temperamento fácil, estamos mesmo a falar em bebés que são muito fáceis de lidar, que se adaptam com naturalidade. Já bebés de temperamento difícil são, precisamente, o contrário dos bebés de temperamento fácil. São facilmente irritáveis e não têm uma grande tolerância à frustração, o que revela a sua dificuldade em se adaptarem a pequenas ou grandes mudanças. Os bebés “difíceis de arrancar” são pequenos que têm um tempo muito próprio para se adaptarem ou acalmarem. Chegam lá mas, no seu tempo. E, por fim, temos bebés de temperamento misto, o que quer dizer que reúnem características dos outros três temperamentos.

É através da reatividade sensorial (sensibilidade), intensidade emocional face ao estímulo (como reage), intensidade ao nível de atividade (motora), ritmicidade, adaptabilidade (adaptação à mudança), humor, distração e à persistência que conseguimos perceber que tipo de temperamento tem o nosso bebé.

As nossas histórias e o nosso temperamento tornam-nos únicos, assim como tornam únicos os nossos reguilas mas nem sempre é fácil lidarmos com o temperamento do outro, até mesmo se esse outro for o nosso bebé. Então, o que devemos fazer?

A palavra-chave não é mudar mas sim moldar. Moldar-nos ao nosso bebé. Percebê-lo, senti-lo, respeitá-lo e respeitarmo-nos. Conectar-nos melhor, adaptarmos as circunstâncias e respondermos melhor. E, o que é isto de respondermos melhor? Responder melhor é termos a sensibilidade, adequação e a dedicação de pensarmos o nosso pequenino. Estarmos atentos às suas necessidades. E, estando atentas conseguimos transformar as suas necessidades e respondermos melhor áquilo que o nosso pequenote precisa, tendo em conta aquilo que ele é. Este é o nosso grande super poder que tem que ver precisamente com esta capacidade de responder melhor: é a capacidade de transformar o mal-estar do nosso bebé em bem-estar e conforto. Regulando-o enquanto ele ainda não é capaz de o fazer sozinho (mais tarde ele irá conseguir auto-regular-se porque teve a nossa ajuda quando ainda era pequenininho!).
O temperamento será o primórdio da sua (e, nossa) identidade, juntamente com todas as experiências e momentos que damos e temos com os nossos bebés. O amor é a força motriz para aprendermos a aceitar que não temos culpa do nosso temperamento, assim como as nossas crianças não têm culpa do seu: elas dão o melhor que podem e conseguem com aquilo que têm e lhe damos.

Sermos flexíveis e termos o maior respeito pelos nossos pequenos são autênticos desafios e são esses que nos constroem como pais. Se somos responsáveis por ajudarmos a construir o cérebro dos nossos bebés, podemos também dizer que eles  são os nossos engenheiros enquanto papás!

Artigos Relacionados:

Forbabies DA INVESTIGAÇÃO AO SPADa investigação ao spa Forbabies Novos projectos para os Bebés!Novos projectos para os Bebés! Quais os melhores livros para ler ao bebé?

Clementina Almeida

Conheça a Mentora do Projeto!

Artigos Recentes

  • Será que o meu bebé está em privação de sono?

    A qualidade de sono do bebé é algo muito importante...

  • Importância do contacto pele com pele

    Na primeira Consulta de Psicologia Pediátrica de Rotina, recolhemos a história...

  • Perturbação alimentar na infância. O que é e a que sinais deve estar atento?

    Muitas vezes os mais pequeninos apresentam comportamentos de recusa alimentar,...

  • Coisas que podemos aprender com os bebés acerca da vida

    Hum! É só um bebé, mas, na verdade, podemos aprender...

  • E quando chega um irmão mais novo?

    A rivalidade entre irmãos é natural, uma vez que os...

Entre em Contacto Connosco!

    Nome (obrigatório)

    Nome Bebé (obrigatório)

    Data Nascimento Bebé (Caso Tenha)

    O seu Email (obrigatório)

    Telemóvel (obrigatório)

    Serviço

    Mensagem (obrigatório)

    Categorias

    • Alimentação
    • Amamentação
    • Atividades
    • Birras
    • Choro
    • Cólicas
    • Colo
    • Comportamento
    • Desenvolvimento
    • Desfralde
    • Dicas
    • Gravidez
    • Notícia
    • Parentalidade
    • Perdas
    • Receitas
    • Regressões
    • Sono

    Somos Especialistas em Bebés!

    Para marcar ligue 220120770 (Porto) ou 219363707 (Oeiras)

    geral@forbabiesbrain.com | geraloeiras@forbabiesbrain.com

    Rua das Antas 306, Porto | R. Monsenhor Manuel Teixeira, Loja 5B (entrada pela praceta nas traseiras), 1495-065 Miraflores, Algés

    Subscreva a nossa Newsletter

      © Copyright ForBabiesBrain | 2022 - All rights reserved
      WEBINAR ONLINE ➡️ Segredos das crianças bem comportadas e famílias felizes ❤️ 15 Julho | 21h
      INSCREVA-SE

      Inserir/editar ligação

      Indique o URL de destino

      Ou crie uma ligação para conteúdo existente

        Nenhum termo de pesquisa especificado. Mostrando os itens mais recentes. Procure ou use as setas para cima ou baixo para seleccionar um item.