O que é o temperamento do seu bebé?
A maioria dos pais tem uma ideia formada acerca do que o seu filho será: geralmente esperam dar à luz a um ser que imaginam que seja muito parecido com eles… e sonham ser o tipo de pai / mãe que eles nunca tiveram.
À medida que a criança cresce, pode acontecer que o tipo de pai/mãe que imaginou ser não se adeque à criança que está a formar-se. É por isso que é muito importante perceber o mais cedo possível que tipo de criança é o seu filho e adaptar o seu tipo de parentalidade a ele. Até porque sabemos que o estilo de parentalidade tem um impacto muito elevado no temperamento dos bebés e crianças pequenas no momento em que se está a formar a sua personalidade.
O que é o temperamento?
O temperamento de um bebé é a forma como esta interage com o mundo ao seu redor. É o seu “estilo” pessoal. Embora o temperamento não defina os comportamentos que a criança terá, é um ótimo indicador para a família perceber como a criança poderá reagir às situações. Compreender o temperamento de um bebé também ajuda a família e os cuidadores a identificarem os pontos fortes da mesma e a saberem apoiá-la no seu ambiente relacional.
Trocando por miúdos: o temperamento dos bebés caracteriza-se por vários traços diferentes. Esses traços dizem respeito ou caracterizam o nível de atividade de um bebé, a sua adaptação às rotinas diárias, a forma como ele reage a novas situações – o seu humor, a intensidade das suas reações, a sensibilidade ao que está a acontecer ao seu redor, a rapidez com que se adapta às mudanças e quão distraído e persistente ele pode ser quando se envolver numa atividade.
Com base nesses traços, foram definidos três tipos de temperamento:
- Bebés fáceis ou flexíveis – tendem a ser felizes, regulares em hábitos alimentares e de sono, adaptáveis, calmas e não se zangam facilmente).
- Bebés ativos ou irritáveis – podem ser confusos, irregulares na alimentação e hábitos de sono, com medo de novas pessoas e situações, facilmente perturbáveis por ruídos e estímulos, e intensos nas suas reações.
- Bebés cautelosas – podem ser menos ativos ou tendem a ser exigentes, podem fugir ou reagir negativamente a novas situações, mas com o tempo podem tornar-se mais positivos com a exposição repetida a uma nova pessoa, objeto ou situação.
É importante entender que, embora o temperamento básico de uma criança não mude com o tempo, a intensidade dos traços temperamentais pode ser afetada pelos valores culturais e estilos parentais da família. Existem algumas características específicas que compõem o temperamento.
Porque é que identificar o temperamento do seu bebé é importante?
Perceber qual o temperamento do seu bebé é importante, porque ajuda a entender melhor as diferenças individuais. Compreendendo o temperamento, os cuidadores podem aprender como ajudar as crianças a expressar as suas preferências, desejos e sentimentos de maneira apropriada. Deste modo, evitam culpar-se a si mesmos ou à criança por reações que são normais para aquela criança em particular. Mais importante ainda, os adultos podem aprender a antecipar os problemas antes que eles ocorram e evitar frustrar a si mesmos e à criança, usando abordagens que não combinem com seu temperamento.
Todos os bebés prosperam na consistência. Afinal, eles estão apenas a começar no processo de tentar entender como o mundo funciona. Fazer as mesmas coisas da mesma maneira todos os dias, dirá ao seu bebé que o mundo é um lugar estável e seguro. Mesmo que pareçam inquietos e resistentes à regularidade, os bebés difíceis têm ainda mais necessidade de uma estrutura confiável para as suas vidas. Isso não quer dizer que mudanças não possam ser feitas, mas convém evitar. Os bebés, especialmente aqueles que são muito intensos e ativos, geralmente resistem aos limites, mas acredite, eles precisam deles. Limites são tão essenciais quanto comida e água para ajudar uma criança a crescer para ser auto-suficiente e auto-regulada.
Os bebés que não recebem limites podem tornar-se pessoas ansiosas, temerosas de viverem em um mundo de regras que não se aplicam a elas. Independentemente do temperamento, todas as crianças precisam de regras.
O temperamento é um dado, como você reage a isso é o único controlo que tem. Ame o seu bebé e o seu temperamento e saiba que está a ajudá-lo a aprender a adaptar-se ao mundo da melhor maneira possível. Se precisar de ajuda para lidar com o temperamento do seu bebé marque uma consulta connosco.