Sabe o que acontece ao cérebro do seu bebé quando lhe lê uma história?
1 Maio, 2021
Sabia que quando uma criança está a ouvir uma história, várias áreas da lado esquerdo do seu cérebro ficam ativadas?
O desenvolvimento destas áreas começa numa idade muito jovem, sendo que estas áreas estão envolvidas na compreensão do significado das palavras e conceitos, e também na memória. Ainda mais interessante é, de acordo com alguns estudos científicos, o facto da atividade cerebral dessas áreas ser substancialmente maior naquelas crianças cuja família tem hábitos de leitura no seu dia-a-dia.
Ou seja, quanto mais os pais lerem para os seus filhos, maior será o crescimento dos neurónios dessa região e com mais neurónios estes se irão conectar, o que claramente irá beneficiar a criança no futuro, tanto na leitura como no sucesso académico em geral.
Sabia que a ForBabiesBrain e a Academia Americana de Pediatria recomendam que os pais comecem a ler em voz alta para os seus filhos a partir do momento em que eles nascem?
Até porque as pesquisas demonstram que crianças que são expostas aos livros desde de muito cedo conseguem aprender mais rápido em vários domínios: porque apresentam um vocabulário melhor e mais variado, uma alfabetização mais elevada, prestam atenção e concentram-se muito melhor. Todos estes fatores os coloca em vantagem aquando da entrada para o pré-escolar, ou seja, vão entrar com mais bases do que as outras crianças a quem os pais não contam historias de forma regular.
O cérebro desenvolve-se rapidamente dos 0 aos 6 anos de idade, e quanto mais exposição uma criança tiver à leitura, maior vai ser o seu desenvolvimento cerebral, porque ao ler para uma criança ou ajudar uma criança a ler, estamos a alimentar as redes neuronais associadas com o desenvolvimento de outras áreas, nomeadamente a sua competências social e académica.
Dito isto, são inúmeros os benefícios de ler para o seu bebé. Para garantir que o seu filho desenvolve o seu potencial amanhã, o melhor investimento que pode fazer hoje é criar o hábito de ler histórias.
Boas leituras!