HealthFlex
×
  • Home
  • Serviços
    • Consultas de Psicologia
    • Sono
    • BabySense
    • Spa ForBabies
    • As escolhas da Clementina
    • Atividades
  • WeDoCare
    • Responsabilidade Social
    • Protocolos
    • LAB
  • Sobre Nós
    • Quem somos
    • Contactos
    • Press
  • Loja
  • Clube
  • Academia
    • Cursos
    • Workshops e Webinars
    • Faça você mesmo
    • Podcast
    • Youtube
    • Livros
    • Blog
  • Minha conta
  • 🛒

O colo e a maldita culpa

O colo e a maldita culpa
2 Maio, 2020

Muitas vezes na consulta ouço pais que com vergonha admitem que andam com os seus bebés ao colo, ou que os deixam vir dormir para a cama deles a meio da noite, porque de facto um pouco por todo o lado, inclusive de profissionais de saúde, ouvimos coisas como “os bebés têm de  aprender a acalmarem-se sozinhos” ou “não de deve dar colo a mais, porque depois eles habituam-se” , “devem ir dormir para o quarto deles o mais cedo possível”ou um milhão de outras coisas do género, que basicamente transmitem a mensagem de que responder aos bebés de forma imediata  e consistente é mau ou lhes vai fazer mal.

É muito importante desmistificar  essa ideia é mostrar o quão cientificamente é tão errada. Os bebés não conseguem acalmar-se sozinhos! Quando nascem, o nervo vago central, que é responsável por ajudá-los a acalmarem-se, não se encontra ainda mielinizado (e por isso não está totalmente funcional até o fim da adolescência). Os bebés aprendem a regular-se através da co-regulação numa  um relação segura com o seu cuidador principal (normalmente os pais). O toque, ou seja o colo, é a ferramenta mais poderosa que um pai ou mãe usa para ajudar a acalmar um bebé ou criança pequena.

Muitas vezes vejo “consultores do sono” a anunciar os seus serviços apesar de não terem formação científica em  áreas de Psicologia Clínica, de trauma, de apego e desenvolvimento infantil. A sua profissão não é regulamentada de forma alguma, e ainda assim é-lhes confiada imensa responsabilidade clínica! Os pais muitas vezes estão desesperados, em privação de sono, desesperados e esperam cuidados de saúde e não de conselhos prejudiciais à saúde do bebé.

Os pais merecem descanso, merecem apoio e também merecem informações precisas e clínicas de pessoas que têm formação por exemplo acerca do desenvolvimento do sistema nervoso, dos impactos das vivências traumáticas de infância e de desenvolvimento psicológico infantil.

Os bebés dependem dos seus pais para obterem respostas, independentemente da hora do dia, tanto no turno A (dia) como no turno B (noite).  Mesmo que o bebé não tenha fome, não precise de mudar a fralda ou não esteja doente, ele tem ainda uma infinidade de outras necessidades que requerem atenção e resposta de um adulto. O choro é a única forma dos bebés nos dizerem que precisam de conforto, de atenção e de colo.

As exigências constantes de um bebé mexem muitas feridas da nossa infância que podem ser ativadas ou exacerbadas, por exemplo pela privação do sono. Na consulta do sono precisamos de entender todos esses fatores para se conseguir ajudar toda a família. (In)felizmente, um bebé não pode ser treinado a dormir, mas ele consegue aprender que chorar é inútil para pedir ajuda e deixa de o fazer! Isso pode desencadear uma resposta de “desligar/desconectar”, já que os bebés  não têm possibilidade de desencadear uma resposta psicofisiológica  (e de sobrevivência) de “luta ou fuga”. Qualquer pessoa que atende bebés deve ter pleno conhecimento destes factores.

Artigos Relacionados:

12 meses depois o sono voltou a descambar… Afinal o que se passa? Forbabies Novos projectos para os Bebés!Novos projectos para os Bebés! Nutrir a Mente, Construindo o Cérebro: Lavar os dentes

Clementina Almeida

Conheça a Mentora do Projeto!

Artigos Recentes

  • E quando chega um irmão mais novo?

    A rivalidade entre irmãos é natural, uma vez que os...

  • Como as crianças entendem a morte de um animal de estimação?

    Apoie o seu luto, ao reconhecer a sua dor. As...

  • Dia internacional da família

    Hoje comemora-se o Dia Internacional da Família que, como facilmente...

  • Pequenas coisas que as crianças precisam para se sentirem amadas

    Os pais amam os seus filhos incondicionalmente. No entanto, qualquer...

  • Mas porque é que ele não me ouve?!?

    Uma das coisas com que nós pais temos que nos...

Entre em Contacto Connosco!

    Nome (obrigatório)

    Nome Bebé (obrigatório)

    Data Nascimento Bebé (Caso Tenha)

    O seu Email (obrigatório)

    Telemóvel (obrigatório)

    Serviço

    Mensagem (obrigatório)

    Categorias

    • Alimentação
    • Amamentação
    • Atividades
    • Birras
    • Choro
    • Cólicas
    • Colo
    • Comportamento
    • Desenvolvimento
    • Desfralde
    • Dicas
    • Gravidez
    • Notícia
    • Parentalidade
    • Perdas
    • Receitas
    • Regressões
    • Sono

    Somos Especialistas em Bebés!

    Para marcar ligue 220120770 (Porto) ou 219363707 (Oeiras)

    geral@forbabiesbrain.com | geraloeiras@forbabiesbrain.com

    Rua das Antas 306, Porto | R. Monsenhor Manuel Teixeira, Loja 5B (entrada pela praceta nas traseiras), 1495-065 Miraflores, Algés

    Subscreva a nossa Newsletter

      © Copyright ForBabiesBrain | 2022 - All rights reserved
      WEBINAR ONLINE ➡️ Segredos das crianças bem comportadas e famílias felizes ❤️ 15 Junho | 21h
      INSCREVA-SE

      Inserir/editar ligação

      Indique o URL de destino

      Ou crie uma ligação para conteúdo existente

        Nenhum termo de pesquisa especificado. Mostrando os itens mais recentes. Procure ou use as setas para cima ou baixo para seleccionar um item.