O ambiente ideal para um bom soninho
Para começar bem a semana irei partilhar algumas dicas para ajudá-lo a preparar o ambiente ideal para que o seu Bebé durma bons soninhos.
Mas, antes disso, importa explicar um pouco mais sobre o que se passa na cabecinha dos nossos pequenotes. Quanto mais conhecer e compreender o seu Bebé mais rica será, certamente, a vossa relação!
Então, ao contrário do que se pensa, a partir dos 3 meses (para alguns Bebés até antes um pouco) é preciso preparar o ambiente para que o Bebé tenha uma boa soneca.
Nesta fase, o ritmo cicardiano já está bem estabelecido e o seu Bebé já não deverá trocar o dia pela noite. O seu corpo já saberá que, com a luz solar, precisará de ficar mais ativo e desperto e que, no escuro, é o momento para descansar e diminuir o seu ritmo. Isto significa que manter janelas abertas e ruídos (mesmo os normais de um lar) atrapalha o bom sono do seu Bebé.
Contudo, já certamente se apercebeu que quando começa a fechar as cortinas, a apagar as luzes e a falar baixinho, o seu Bebé começa a agitar-se. Este é mesmo o comportamento típico de todos os Bebés que querem resistir ao sono! Os Bebés são biologicamente programados para aprender, aprender e… aprender! Para isso usam todos os sentidos, que aos 3 meses já estão bem desenvolvidos, observando o mundo à volta, querendo explorar tudo o que parece novo e estimulante.
Como, então, evitar que qualquer barulho ou movimento na casa faça o seu Bebé despertar no meio da soneca? A resposta é simples: preparando o ambiente!
Escureça o quarto
O escuro vai imitar o ambiente noturno induzindo o corpo a agir como durante a noite, quando sabe que é preciso diminuir o ritmo para descansar.
Use sons estáticos
O uso dos designados “white noises” ou sons estáticos permite neutralizar os restantes sons exteriores ao quarto, ajudando o nosso corpo a ter um sono de melhor qualidade, sem ficar alerta a qualquer ruído. E, Mamãs e Papás, aproveitem estes sons para melhorar o vosso sono também! Os efeitos nos adultos são, igualmente, benéficos.
Observe a temperatura
Lembrem-se que o vosso Bebé percebe o clima da mesma forma que os adultos o que significa que muito frio ou muito calor irão atrapalhar o bom soninho.
Estabeleça rotinas
É bom ter sempre a mesma rotina antes de dormir. Ajudará o seu Bebé a “desligar” progressivamente, relaxando e preparando-se para dormir. Pelo menos 1 hora antes de dormir deve eliminar todas as brincadeiras fisicamente mais ativas.
Alimente o seu Bebé atempadamente
É difícil (para todos!) adormecer de estômago vazio, por isso, sobretudo crianças em constante desenvolvimento, podem necessitar de um snack extra antes de dormir. Mas, atenção, um snack não é uma refeição pesada! Opte por cereais ou frutas.
Não podemos, no entanto, esquecer que todas as crianças são diferentes e não existem soluções que sirvam a todos. O importante é conseguir estabelecer rotinas saudáveis, respeitadoras dos ritmos de cada Bebé e das dinâmicas familiares.
Bons soninhos para todos!