Nutrir a mente, construir o cérebro: Bolinhas de Sabão!
Com certeza já sabe como todos os momentos, mesmo os mais simples do dia a dia, são oportunidades valiosas para construir o cérebro do seu bebé.
As famosas bolinhas de sabão grandes, pequenas, poucas ou muitas, para além de fazerem as delicias de qualquer bebé ou criança mais velha, são também uma excelente forma de encorajar o seu desenvolvimento cerebral em várias áreas, ora vejamos:
O que está a acontecer ao cérebro?
Competências visuais
Quando um bebé nasce as suas competências visuais ainda não se encontram totalmente desenvolvidas, nomeadamente para o que será necessário para a sua aprendizagem futura, nomeadamente as habilidades para corrigir, seguir, rastrear, focar, convergir, divergir e por aí fora. Essas habilidades precisam de se desenvolver com o tempo. A forma como este desenvolvimento vai ocorrer desde os primeiros meses de vida, irá ajudá-lo a aprender agora, assim como mais tarde na escola.
Como as bolinhas de sabão se movem lentamente, prendem a atenção do seu bebé, elas são uma ótima forma de ajudar seu filho a aprender a usar os olhitos e ao mesmo tempo desenvolver essas habilidades.
Motricidade, movimento e equilíbrio
Para os bebés mais pequeninos, as bolinhas de sabão são uma excelente forma de encorajar o tummy time, que os bebés tanto necessitam para se desenvolver. Nesta posição, as bolinhas de sabão também estimulam o movimento da cabeça – para a direita, esquerda, para cima e para baixo, movimentos que são necessários para ajudar a controlar os reflexos primitivos.
As bolinhas de sabão também são uma motivação extra para o bebé se mover, mais que não seja para tentarem alcançar a bolinha que cai no chão. À medida que seu bebé começa a rastejar e gatinhar, ele vai gostar de ir atrás das bolinhas. Ao rastejar para chegar às bolinhas incentiva no seu bebé o desenvolvimento do tónus muscular, consciência corporal e espacial e resolução de problemas.
Coordenação mão-olho
Tentar rebentar as bolinhas, seja com uma mão, com as duas, com um dedo, um pé ou um dedo do pé, etc … Está a desenvolver a coordenação mão-olho ou pé-olho. Essas primeiras experiências de movimento formam as bases para a construção de competências mais complexas como: o agarrar, bater, atirar e chutar.
Competências sociais
As bolinhas são um excelente brincadeira entre irmãos ou para grupos de crianças, mesmo com idades diferentes. A diversão é contagiante! Em grupos, as crianças desenvolvem ainda mais a consciência do corpo e do espaço, à medida que aprendem a mover e ao mesmo tempo que tentam rebentar as bolinhas sem ir contra os outros.
E então o que é que pode fazer? Ter sempre na sua mala um pequeno frasco de bolinhas de sabão, dessa forma, pode retirá-lo em qualquer oportunidade e ajudar a construir o cérebro do seu bebé! Ou então, vir experimentar uma sessão de BabySense!
Boas brincadeiras!