Nutrir a mente, construir o cérebro: Plasticina para o banho
Plasticina para o banho
(6 meses até aos 95 anos de idade)
Sabia que podemos tornar o banho numa atividade divertida para os nossos filhos e ao mesmo tempo ajudar a construir o seu cérebro? Por vezes, sentimo-nos sem ideias para mais atividades divertidas para fazer com os nossos filhos. Às vezes até só queremos uma atividade que não suje a casa toda, só desta vez. Pois bem, hoje trago-vos aqui uma receita de uma plasticina caseira para o banho. Sim, ouviram bem, para o banho! E o que tem de especial esta plasticina?! É na realidade um sabonete para o banho com uma textura e cor muito interessantes para os pequenotes lá de casa e é super fácil e rápida de fazer.
Deixo aqui a receita:
1 copo de água
1/4 copo de gel lavante que já usa em casa com o seu pequenote – nós usamos mustela 😉
1 colher de chá de óleo de côco
1/2 a 3/4 copo de amido de milho
2 gotas de corante alimentar (a quantidade é opcional, atenção que quanto mais quantidade mais difícil fica de sair a tinta da pele)
Primeiro juntar o gel lavante, o óleo de côco e o corante alimentar. Misturar tudo muito bem, até atingir a cor desejada. Adicionar 1/2 copo de amido de milho, ir misturando e ir adicionando mais até atingir a textura desejada. Pode levar ao microondas por períodos de 30 seg mexendo sempre, até obter a textura desejada.
E já está!
O que está a acontecer no cérebro:
Esta atividade é excelente para tornar a rotina de tomar banho mais interessante para os mais pequenos. Para além disso, estamos a trabalhar novas texturas (tato), novas cores (linguagem), cheiros (olfato) e a motricidade (através das possíveis formas para fazer com a plasticina), tudo isto enquanto eles próprios se lavam. Como já referi muitas vezes estimular os sentidos é importantíssimo para a construção cerebral, e por isso, esta atividade é muito completa e muito divertida!
Boas banhocas!