Nutrir a mente, construir o cérebro: Onde está o objeto
Onde está o objeto
(0 – 7 meses de idade)
Para esta atividade, basta ter algum brinquedo para brincar ao esconde/encontra e uma manta ou um pano onde esconder o brinquedo.
Esconda algum brinquedo, mas deixe o bebé ver onde escondeu depois deixe o bebé rastejar e encontrar o brinquedo. Incentive o seu filho a procurar, diga o nome do brinquedo e pergunte onde está. Por exemplo, em “bebénhês”: “Viste onde a mamã/o papá escondeu a bola?! Foi debaixo da manta azul, não foi?! Vamos buscar?! Consegues encontrar a bola?”
Faça caras de empolgado e elogie, quando o bebé encontrar o brinquedo, mesmo que tenha sido depois de muito incentivo e com a sua ajuda.
O que está a acontecer no cérebro:
A permanência do objeto é a capacidade de perceber que o objeto não deixa de existir só porque nós deixamos de o ver. Esta capacidade desenvolve-se durante os primeiros 7 meses de vida dos bebés, com inicio por volta dos 4 meses. Para perceber se o seu bebé já desenvolveu esta capacidade deve observar se o seu bebé perde de imediato o interesse no brinquedo depois de o esconder (nesse caso ainda não tem a noção de permanência do objeto), ou se perde o interesse pois está demasiado longe ou é demasiado difícil para ele conseguir encontrar.
Apenas uma parte do cérebro do bebé se concentra nas palavras. O bebé também vai observar os movimentos que os pais fazem com as mãos e especialmente as expressões da cara. Por isso devemos reforçar com todas as nossas capacidades comunicativas (verbais e não verbais) o comportamento do nosso bebé. Desde o primeiro dia que o bebé está a desenvolver a sua auto-estima, palavras de reforço e incentivos a brincadeiras, para além de aguçar a sua curiosidade e instinto de aventureiro explorador, estamos também a ajudar a construir uma auto-estima forte!
Divirtam-se muito!