Nutrir a mente, construir o cérebro: Desenhos Mágicos!
Desenhos Mágicos!
(a partir dos 18 meses)
Todas as crianças adoram magia (ate nós, adultos, gostamos)! Hoje vamos falar de pinturas e de magia, o melhor de dois mundos.
Material necessário:
- Folhas de papel de rolo de cozinha;
- Marcadores;
- Recipiente com água.
Como fazer ?
Comece por dobrar uma folha de papel de rolo de cozinha pelo meio. Na parte da frente desenhe ou peça ao seu filhote que desenhe uma imagem simples e na parte de dentro da folha desenhe a restante imagem, que completa o desenho da frente. Encha um recipiente com um fundinho de água e pouse a folha sobre a água. E faz-se magia! A imagem de dentro irá aparecer na parte da frente e o seu filhote verá o desenho completo.
Com esta atividade estamos a estimular competências muito importantes no cérebro da criança. A partir dos 18 meses, o bebé já consegue pegar num marcador e riscar, o que promove o desenvolvimento da sua motricidade fina e, consequentemente, a estimulação do córtex motor, no lobo frontal. Esta atividade promove a perceção visual da criança, através da estimulação deste sentido no lobo occipital. A exploração da noção de causa-efeito é também muito bem conseguida, pelo que há uma estimulação cognitiva da criança, essencial para o seu desenvolvimento cerebral. Por fim, mas não menos importante, esta atividade estimula a aprendizagem das cores e das formas, que promove as competências cognitivas e visuais da criança.
Divirta-se enquanto ajuda a desenvolver o cérebro do seu bebé!